Denzel Washington diz que papel que o fez ganhar Oscar não foi feito para um homem negro

Ator e diretor revelam mudanças feitas no filme Dia de Treinamento

Dia de Treinamento, dirigido por Antoine Fuqua e estrelado por Denzel Washington e Ethan Hawke, teria sido muito diferente e o roteiro mostrava o filme mais parecido com Máquina Mortífera.

Denzel relatou a mudança no filme que lhe rendeu o Oscar de melhor ator em uma entrevista para o The Hollywood Reporter. Ele disse:

“Eu não acho que foi escrito para um cara negro. Era mais como um cara [vestindo] camisa xadrez com garrafas de cerveja nas costas”.

Então, o diretor Antoine Fuqua deu início a um rumo diferente para o filme. “Antoine foi quem trouxe o gângster para isso”, acrescentou Washington.

Fuqua disse na mesma entrevista que ele se conectou com Washington por causa de sua performance “crua”, semelhante aos “filmes de gângsteres” que ele assistia enquanto crescia com sua avó.

“Eu estava animado para colocar a câmera nele. Na primeira cena [de Denzel], lembro-me de cobrir Denzel e consegui tudo o que queria como diretor. Eu me senti bem com isso. Mas eu era um cara jovem e um pouco nervoso. Eu não queria estragar isso. Então me virei para Denzel e disse: ‘Você quer vir até o monitor para dar uma olhada para ver se está feliz?’ E Denzel se virou para mim e disse: ‘Cara, você está pilotando este avião. Ligue para mim quando estiver pronto’, e então se levantou e foi embora”.

Fuqua continuou: “Então eu olhei para Ethan e ele me deu um olhar como ‘Sim’, e ele foi embora. Foi uma confirmação de que eles confiavam em mim. Isso me empoderou para realmente ir em frente”.

Arrependimento

Alonzo (Denzel Washington) e Jake (Ethan Hawke) em Dia de Treinamento (Reprodução)
Alonzo (Denzel Washington) e Jake (Ethan Hawke) em Dia de Treinamento (Reprodução)

A afinidade de Fuqua por filmes de gângsteres também foi seu maior arrependimento cinematográfico até hoje: não dirigir O Gângster, também estrelado por Washington.

Fuqua deixou o filme por diferença criativas com a Universal, e Ridley Scott assumiu a cadeira de diretor. Fuqua admitiu: “Parte meu coração só de dizer isso em voz alta”. Ele acrescentou:

“Eu não sabia o suficiente na época. Acho que não naveguei da maneira que deveria, ou tive uma perspectiva e compreensão completas do negócio, como as responsabilidades fiscais e a pressão que todos estão sofrendo, incluindo os executivos. Você tem que fazer uma pausa e ver o quadro geral. Aquele escapou de mim, e isso sempre partirá meu coração. Essa foi uma chance para eu trabalhar com Denzel novamente no gênero que eu cresci amando”.

Dia de Treinamento foi lançado em 2001. O filme segue um policial novato sendo treinado por um veterano desonesto, que ao longo do dia se vê em situações complicas envolvendo corrupção e assassinatos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›