Cuphead – A Série | O que o programa pegou emprestado de desenhos antigos?

Cuphead – A Série tem muita inspiração em desenhos clássicos, como Mickey Mouse e Popeye. Veja agora alguns dos clichês mais óbvios que o desenho apresentou.

Expressões exageradas

A melhor ferramenta de trabalho de um personagem desenho animado é seu rosto, já que se comunica com o público através das expressões.

Se eles estão extremamente felizes, assustados ou no limite de sua inteligência, todos os personagens são capazes de demonstrações intensas de emoções.

Cuphead – A série utiliza bastante isso ao longo dos seus 12 episódios, gerando no público essa identificação com animações antigas.

Designs de som exagerados

Existem inúmeros sons que os espectadores já associam aos desenhos animados, e os criadores do programa sabem disso e utilizaram essa ferramenta.

Isso é algo que mostra bastante do senso de humor do programa, principalmente em momentos em que alguém se machuca fisicamente em um grau doloroso.

Obviamente, não dura muito tempo, pois os personagens de desenho animado se recuperam com facilidade, mas é justamente a atenção ao som e à música que ajuda a dar o tom do peso e gravidade dos problemas.

Cada tapa, salto, boing e barulho explosivo é colocado com o propósito de despertar no público a sensação dos desenhos antigos.

Cena de Cuphead – A série (Reprodução)

Atenção à Época

Embora não seja possível dizer precisamente em que período histórico a trama acontece, mas ela traz alguns detalhes que teriam sido mais proeminentes nos anos 1930 e 1940.

Isso se nota desde a linguagem que os personagens utilizam até a importância de algumas coisas como rádio, o que deixa claro que a trama acontece em períodos do passado.

Isso também influencia o senso de humor da série, contando com a atmosfera e a cultura da época que lhe dá esse ‘sabor’ peculiar.

Cuphead - A Série (Reprodução / Netflix)
Cuphead – A Série (Reprodução / Netflix)

Objetos Personificados

Como se Xicrinho, Caneco e Vovô Chaleira não fossem óbvios o suficiente, muitos moradores da Ilha Tinteiro são simplesmente objetos trazidos à vida através da adição de rostos, braços e pernas.

Isso é mais um indicativo da inspiração em épocas passadas, como os anos 1940.

Nessa época, muitos estúdios de desenhos animados famosos, como a Disney, usaram esse elemento em seu benefício, atraindo milhões de fãs para verem seus filmes e desenhos animados.

Cuphead – A série está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›