Crítica pesada pode destruir chance de Assassinos da Lua das Flores no Oscar; entenda

Parece que muitos dos grandes filmes deste ano acabaram envolvidos em polêmicas em 2023. Assassinos da Lua das Flores é um deles, e está sendo associado a debates sobre como eventos reais são retratados nas telas.

Algumas críticas apontam que, apesar de focar nos terríveis assassinatos da tribo Osage nos anos 1920, o filme muitas vezes conta a história principalmente através dos olhos dos personagens caucasianos.

No entanto, o diretor Martin Scorsese discorda dessas críticas, afirmando que sua obra é mais complexa do que sugerem.

Eu realmente não concordo que a história seja principalmente sobre a perspectiva de um homem branco“, disse ele ao The New York Times.

Queria criar uma visão mais ampla. Há muitos personagens e histórias entrelaçadas aqui. A maioria dos personagens brancos são vigaristas, ladrões e assassinos. Isso inclui Ernest e Bill, é claro. Acho que a imagem não se limita à ‘perspectiva’ deles.”

William (Robert De Niro) e Ernest (Leonardo DiCaprio) em Assassinos da Lua das Flores
William (Robert De Niro) e Ernest (Leonardo DiCaprio) em Assassinos da Lua das Flores (Reprodução / Paramount)

No entanto, essa não é a única polêmica enfrentada por Assassinos da Lua das Flores. Apesar das opiniões de Scorsese, há mérito nas críticas. Muitos se lembram de como grande parte do filme é contado sob a perspectiva de Ernest (interpretado por Leonardo DiCaprio).

Por outro lado, também vemos a história pelos olhos de Mollie Burkhart (interpretada por Lily Gladstone), o que poderia ser uma defesa para o diretor.

Ainda assim, os comentários de Scorsese de que Ernest e Bill (interpretado por Robert De Niro) são criminosos, não parecem acalmar essas críticas.

Afinal, Scorsese é conhecido por contar histórias sobre criminosos, como Os Bons Companheiros, Gangues de Nova York e Cassino, todas inspiradas em eventos reais e contadas sob a perspectiva dos infratores.

Além disso, as críticas são amplificadas pelas palavras de Devery Jacobs, estrela de Reservation Dogs, que sugeriu que o filme foi insensível e ignorou a perspectiva do povo Osage.

Este filme foi doloroso, duro, intenso e desnecessariamente gráfico“, ela escreveu no X (antigamente conhecido como Twitter).

Apesar das atuações fortes, proporcionalmente, os personagens Osage foram pouco desenvolvidos, enquanto os homens brancos tiveram muito mais destaque e profundidade.”

Embora Assassinos da Lua das Flores seja cotado para ser um dos melhores filmes no Oscar de 2023, críticas como essas podem afetar suas chances conforme a temporada de premiações se aproxima.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›