Criador de Watchmen culpa filmes de super-heróis pela volta do fascismo

Alan Moore continua contra os filmes de super-heróis

Apesar de ser conhecido por quadrinhos como Watchmen e V de Vingança, Alan Moore é dos maiores críticos dos filmes de super-heróis, já tendo chamado o gênero de “praga” do cinema e “também para a cultura até certo ponto”.

Agora em nova entrevista para o The Guardian, Moore voltou a dizer o quanto odeia filmes de super-heróis. Mas ele foi além, desta vez, ele disse que filme de heróis infantilizam adultos e podem ser um precursor do fascismo.

“Eu disse por volta de 2011 que achava que teria implicações sérias e preocupantes para o futuro se milhões de adultos fizessem fila para ver os filmes do Batman. Porque esse tipo de infantilização – esse desejo por tempos mais simples, realidades mais simples – que muitas vezes pode ser um precursor do fascismo”.

Moore se mostrou preocupado com a ideia de um legião de adultos agora “fazendo fila para ver personagens e situações que foram criadas para entreter os meninos de 12 anos – e sempre foram meninos – de 50 anos atrás”. Ele inclusive acha que foi culpado disso. Moore disse:

“Eu realmente não achava que super-heróis fossem comida para adultos. Acho que isso foi um mal-entendido nascido do que aconteceu na década de 1980 – ao qual devo atribuir uma parte considerável da culpa, embora não tenha sido intencional – quando coisas como Watchmen apareceram pela primeira vez. Havia um monte de manchetes dizendo ‘Os quadrinhos cresceram’”.

V de Vingança (Reprodução)
V de Vingança (Reprodução)

Moore ainda explicou como coisas a ligadas aos quadrinhos não cresceram realmente, e se tornaram insuportáveis.

“Eu tendo a pensar que, não, os quadrinhos não cresceram. Havia alguns títulos que eram mais adultos do que as pessoas estavam acostumadas. Mas a maioria dos títulos de quadrinhos eram praticamente os mesmos de sempre. Não eram quadrinhos crescendo. Eu acho que eram mais quadrinhos encontrando a idade emocional do público vindo para o outro lado… Eu sempre amarei e adorarei o meio dos quadrinhos, mas a indústria de quadrinhos e todas as coisas ligadas a ela se tornaram insuportáveis.”

Em uma entrevista em outubro de 2020 para o Deadline, Moore revelou que não via um filme de super-herói desde Batman (1989) de Tim Burton: “Eu não assisto nenhum deles. Todos esses personagens foram roubados de seus criadores originais, todos eles… se você tentar fazê-los para o mundo adulto, acho que fica meio grotesco”.

Alan Moore é conhecido por outros projetos de sucesso nos quadrinhos como Monstro do Pântano, A Piada Mortal. Ele ganhou prêmios em grandes eventos de quadrinhos e fantasia como Eisner e Hugo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›