Criador de La Casa de Papel não queria fazer novas temporadas

Que La Casa de Papel é um sucesso na Netflix ninguém pode negar, mas o criador da série quase não voltou para escrever mais uma temporada depois que o acordo com o streaming foi assinado.

A série que é sucesso no mundo inteiro, e que nos Estados Unidos ganhou o nome de Money Heist (Roubo de dinheiro, em tradução livre), começou sua jornada no Antena 3, um canal espanhol de TV aberta.

Por lá, a série contou com 15 episódios divididos em duas partes. Acontece que por lá, os episódios tinham uma duração muito grande, chegando a quase 1h40 por episódio. Quando a Netflix negociou os direitos para colocar a série no seu catálogo tratou de deixá-la mais americanizada, fazendo com que cada episódio tivesse menos de 50 minutos, e dividindo os originais 15 episódios em duas temporadas com 22 episódios cada.

Álex Pina, o criador da série, foi ousado. Ao ver Diego Ávalos, vice-presidente de conteúdo original da Netflix Espanha em um hotel, colocou na mão dele um pen drive com um episódio de La Casa de Papel, dizendo que ele precisava assistir.

Quando a audiência na TV aberta despencou depois dos primeiros episódios exibidos, e a série passou a bombar um ano depois da Netflix, o streaming quis uma continuação da história, mas o autor não estava tão interessado.

“Álex é uma pessoa super apaixonada e emocional, e para ele, naquela época, a história estava encerrada”, explicou Ávalos em entrevista à revista Variety.

“Ele odeia fazer a mesma coisa duas vezes, então ele foi inflexível que tudo o que estávamos fazendo tinha que ser diferente do que tínhamos feito antes.”

Autor não tinha ideias para continuar

La Casa de Papel
Elenco de La Casa de Papel (Divulgação/ Netflix)

O autor no entanto afirma que nunca sequer tinha pensado numa continuação e nem como poderiam estar aqueles personagens depois de tudo o que já tinham passado. Não sabia como a história poderia prosseguir, mas assim o fez.

“Recebi uma ligação da Netflix perguntando o que eu achava sobre uma parte 3. Eu nunca tinha pensado em fazer uma terceira parte, então eu disse a eles que eu precisava de tempo para pensar, e acabei levando um mês inteiro para dar uma resposta. A grande diferença fundamental foi a remoção de limites. Quando você está escrevendo para a Netflix, você pode fazer tudo”, destacou ele que escreveu os episódios seguintes.

A Netflix se prepara para lançar a quinta e última parte de La Casa de Papel em 3 de setembro. O final estava programado para chegar no início do ano, mas foi atrasado pela Covid-19.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›