Como The Mean One teve permissão de criar um Grinch assassino?

Artista encontrou brecha na justiça para criar projeto

Steven LaMorte, diretor do novo terror The Mean One revelou como ele conseguiu criar um filme com um Grinch assassino sem ter sido processado por isso.

Criado por Dr. Seuss, os direitos do personagem foram adquiridos pela Universal em 1998, pela bagatela de US$ 9 milhões. Como eles permitiram usar sua propriedade em um terror?

O Grinch (Divulgação)

Em entrevista ao Entertainment Weekly, Steven explicou que a solução do mistério é simples: a lei de uso legítimo, que permite a utilização de material autoral com propósito crítica, comentário, divulgação de notícia ou estudo.

“Bem, paródias são protegidas pela Constituição”, diss ele. “Eu não quero dizer que eu sou um especialista em Direito, mas eu já fiz mais do que o suficiente da minha cota de pesquisas e consultas só para me certificar que nós não estamos denegrindo o material original.”

O cineasta garantiu que não teve intenção alguma de ‘avacalhar’ com a imagem do personagem, mas trazer uma paródia divertida do Grinch, e gastou muita energia para ter certeza de que não estava quebrando a lei:

“Eu amo essas histórias, nós queremos honrá-las, claro, mas é uma paródia; ela tem intenção de ser engraçada. Cada palavra e cada escolha de diálogo foi feita com a intenção de se manter dentro dos limites da lei e garantir que nós somos uma paródia. A gente só queria mostrar nossa própria versão da história.”

Sobre The Mean One

Pôster de The Mean One (Divulgação)
Pôster de The Mean One (Divulgação)

A sinopse oficial do filme dá maiores detalhes do enredo, que acompanhará a trajetória de um protagonista em busca de vingança:

Um monstro verde peludo em uma roupa de Papai Noel, vive em uma montanha alta que fica na cidadezinha de Newville, e odeia a época de final de ano. A jovem Cindy (Krystle Martin), cujos pais foram mortos pelo Malvado há vinte natais atrás, está voltando para a cidade para acabar com os assuntos não resolvidos. Mas quando O Malvado começa em um novo reinado de terror que também ameaça destruir o natal, Cindy encontra um novo e corajoso propósito: prender e matar o monstro.

Além de Krystle como a protabonista, o filme também conta com David Howard Thornton (Art, o Palhaço em Terrifier) como o grande vilão, Chase Mullins, Amy Schumacher, Christoipher Sanders, Rachel Winfree, Jessie Holder Tourtellotte e Allyson Sereboff.

Confira o trailer oficial do filme no vídeo a seguir:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Inicialmente, The Mean One estava programado para um lançamento online em 15 de dezembro, de maneira gratuita. Por interesse de sua produtora, a Atlas Film mudou os planos, porém a estreia nas telonas por enquanto só foi confirmada para os Estados Unidos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›