Como Dobby e outras criaturas de Harry Potter foram criados?

Não importa se é Dobby, Bicuço ou Bichento, mas várias criaturinhas desempenham papéis essenciais nas aventuras de Harry Potter em Hogwarts.

Enquanto muitas criaturas nasceram da imaginação de J.K. Rowling, várias outras foram originadas em tradições da mitologia, existentes há centenas de anos antes do início da série.

Veja a seguir quais são as criaturas dos livros e filmes que foram inspiradas em histórias da Mitologia.

Os Centauros

Esses seres enigmáticos aparecem pela primeira vez na Pedra Filosofal, em uma das muitas cenas da Floresta Proibida cortadas dos filmes. Quando Harry se depara com uma manada de centauros na Floresta Proibida, Firenze, um centauro mais amigável aos humanos, decide alertar Harry sobre os perigos que ele leu nas estrelas.

A propensão para a adivinhação dos Centauros são características básicas desses seres na Grécia Antiga. Eles são meio cavalos, meio homens e tendem a ser selvagens.

No entanto, a principal diferença é que centauros famosos na Mitologia Grega frequentemente ajudam os heróis, enquanto em Harry Potter eles geralmente desconfiam da sociedade bruxa.

Cena de A Saga Harry Potter (Reprodução)
Cena de A Saga Harry Potter (Reprodução)

Os Elfos Domésticos

Embora o termo ‘elfo doméstico’ tenha se originado na imaginação de Rowling, os elfos fazem parte do folclore europeu desde os tempos medievais. Tradicionalmente, eles fazem tarefas domésticas, só saindo de casa quando são recompensados ​​com dinheiro ou roupas.

A essência da mitologia foi preservada com Dobby, Monstro e seus companheiros elfos domésticos mantendo essas características que são passadas ​​de geração a geração.

No universo de Harry Potter, essas criaturinhas existem para atender a todas as necessidades de uma família bruxa até o dia em que morrem ou são libertados por terem roupas dotadas – exceto por Dobby, que se recusa a viver assim.

Elfos são comuns no gênero de fantasia, mas esta é definitivamente uma versão única da criatura.

Basiliscos

Em A Câmara Secreta, a besta misteriosa e mortal que viveu nas entranhas de Hogwarts por séculos é revelada como o Basilisco. Esta grande serpente utilizada pelo Herdeiro da Sonserina para matar – ou petrificar – nascidos trouxas com um único olhar só pode ser controlada por Ofidioglotas, e seu veneno tem o poder de matar uma pessoa em minutos.

O Basilisco é um réptil lendário cujo nome significa literalmente ‘pequeno rei’ em grego.

Ao contrário do poderoso tamanho da criatura em Harry Potter, os Basiliscos eram considerados pequenos, mas ainda menos mortais.

Cena de Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução YouTube)
Cena de Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução / YouTube)

Diabretes da Cornualha

Essas criaturinhas são inspiradas nos duendes do folclore da Cornualha, que são figuras travessas conhecidas por roubar crianças ou desviar os viajantes.

Embora suas ações sejam muito menos radicais em Harry Potter, eles ainda têm a mesma reputação negativa.

Quando Lockhart solta uma gaiola, é um pandemônio total. Neville é levantado do chão e a sala de aula de Defesa Contra as Artes das Trevas é destruída.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›