Chefe de estratégia da Netflix explica por que streaming irá divulgar dados de audiência

A Netflix falou que ouviu as reclamações de que a plataforma estaria sendo seletiva com os dados que divulga sobre o conteúdo consumido em seu catálogo. A plataforma anunciou uma mudança na maneira como mostraria aos clientes suas listas de top 10, que iria incluir os shows e filmes mais assistidos no mundo todo.

Nas listas, disponíveis em top10.netflix.com, qualquer usuário tem acesso aos títulos em inglês e em outros idiomas que estão entre os mais assistidos em mais de 90 países diferentes.

O streaming também contratou a empresa EY para fazer a auditoria de seus dados, e revelará os resultados no ano que vem. Nunca uma quantidade tão grande de dados de visualizações foi revelada para o público antes.

A Netflix já havia anunciado previamente que iria abandonar a antiga maneira de contabilizar sua audiência: a técnica consistia em contar o número de contas da plataforma que assistiam a um título do catálogo por pelo menos 2 minutos.

Esta contagem não era uma forma confiável de medir o fluxo de visualizações concretas de um programa, já que não ficava claro quantos dos espectadores dos show passaram de 120 segundos assistindo aquele título.

Agora, os dados apresentados consideram o número de horas consumidas de cada título, o que consegue dar uma amostragem muito mais precisa do real engajamento dos espectadores com as produções.

Não se pode ignorar o motivo que fez a Netflix divulgar seus números: o top 10 foi claramente criado com o intuito de atrair ainda mais espectadores para os shows mais assistidos do momento.

Estratégia visa atrair ainda mais audiência para os shows

Catálogo Netflix (Divulgação)
Catálogo Netflix (Divulgação)

As informações divulgadas abertamente são apenas mais uma jogada estratégica para garantir que usuários da plataforma tenham uma forma fácil e acessível de descobrir o que mais eles podem assistir.

O Vice-Presidente de Estratégia de Conteúdo da empresa, Pablo Perez de Rosso, confirma isso em declaração para a imprensa sobre a nova métrica:

“Mais do que tudo, nós esperamos que o nosso top 10 semanal na Netflix seja uma ajuda aos fãs para descobrirem novas histórias e se juntar a novas discussões.”

Essa é uma forma de a Netflix mostrar superioridade em número de assinantes frente às suas concorrentes. A empresa foi a primeira a apostar no serviço de streaming há mais de 10 anos, tempo suficiente para conseguir um número expressivo de assinaturas. Resta saber se os outros serviços seguirão seus passos e divulgar dados de audiência.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›