Bucky e Sam podem não conhecer todos os seus poderes no MCU

Projetos recentes que se acumulam na Fase 4 do MCU, como O Falcão e o Soldado Invernal,  e mostram que alguns super-heróis experimentam mudanças em suas limitações e níveis de poder em momentos climáticos.

Embora possa ser tentador apenas escrever isso como uma convenção narrativa destinada a construir o drama, ele realmente leva para casa um ponto constante através das fases: a maioria dos super-heróis no MCU não entendem completamente seus próprios poderes.

É por essa razão que o clímax do terceiro ato, como Thor entrando em seu próprio como o deus do trovão, ou Bucky fazendo maior uso de seu braço vibranium, são possíveis.

Usuários de ferramentas rigorosas, como Viúva Negra ou Homem de Ferro, conhecem seus limites; eles sabem o que suas habilidades e ferramentas lhes permitem fazer e o que está além de suas capacidades.

O público poderia comparar os poderes do Homem de Ferro e do Máquina de Combate porque esses poderes eram determinados pelos trajes que estavam usando, e Gavião Arqueiro e Viúva Negra são para todos os efeitos atletas excepcionalmente qualificados.

Scarlett Johansson em cena de Viúva Negra (Divulgação / Marvel / DIsney+)

O Hulk, em contraste, cresce tão forte quanto precisa, baseado em sua raiva e nos requisitos da trama, e o desenvolvimento do Homem-Aranha de seu “Sensor Aranha” (também conhecido como seu “Peter Tingle”) é a chave para o clímax de Homem-Aranha: Longe de Casa.

Com este precedente, não é surpresa que o novo Capitão América e Bucky ainda possam crescer em habilidade. Eles ainda não têm uma noção completa do que podem fazer, então eles podem cavar mais fundo, conforme necessário, para encontrar novas capacidades em si mesmos e em suas ferramentas

Essa habilidade de “cavar mais fundo” é cada vez mais comum nos Vingadores sobreviventes. O especialista em uso de ferramentas Vingadores, embora bastante capaz, está sendo principalmente deixado de lado – o próximo filme da Viúva Negra é a última saída de Natasha Romanoff, e a morte de Tony Stark em Vingadores: Ultimato o elimina como um personagem para a Fase 4.

Esses personagens, quando vivenciaram cenas climáticas, superaram obstáculos antes insuperáveis, crescendo como pessoas ou inventando truques inteligentes, abrindo mão de algo que haviam passado ou fazendo sacrifícios pessoais.

Ruffalo apareceu pela primeira com Hulk no Universo cinematográfico da Marvel em 2012 no filme Os Vingadores. Ele fez participações nos filmes Vingadores: Era de Ultron, Thor: Ragnarok, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Contudo parece difícil que o herói ganhará um filme solo. No cinemas o Hulk já foi interpretado por dois atores, sendo o primeiro interpretado por Eric Bana e o segundo por Edward Norton. Em uma entrevista para o The Late Show de Stephen Colbert, Mark Ruffalo disse que Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato obtiveram mais resposta emocional do que qualquer outro filme que já viu. “Eu diria apenas o seguinte: já fui a muitos filmes. Eu posso até ter participado de alguns desses filmes. Eu assisti a esses filmes, nunca na minha vida vi a resposta emocional em um filme que fiz naquelas duas estreias, naquelas duas exibições. Todas essas crianças estavam berrando, chorando, enlouquecendo no carro. E essa é a emoção real, eu acho". Segundo relatos, Ruffalo ainda aparecerá como Bruce Banner / Hulk na série She-Hulk, que será lançada no Disney+. She-Hulk acompanha a história da prima de Bruce Banner, que também ganhou o poder de se transformar em uma gigante verde. As gravações da série já começaram e a atriz escolhida como protagonista é Tatiana Maslany.
Hulk (Mark Ruffalo) em Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)

Isso contrasta com Thor, Hulk, Homem-Aranha ou Capitã Marvel, que todos desfrutam das suas enormes habilidades nos clímax de seus filmes, decorrentes de um conhecimento incompleto de seus próprios poderes.

O resultado líquido disso é que há uma lista cada vez mais super-poderosa para os heróis do MCU e que isso levará a mais filmes com clímax focados em poços de poder anteriormente nunca explorados.

Isso não impede esses heróis de desfrutar do mesmo tipo de crescimento que seus homólogos não-alimentados, mas os inclina a encontrar forças para bater mais forte ou resistir a golpes mais poderosos, que são todos, convenientemente, momentos cinematográficos emocionantes.

Com a proliferação de variantes do Soro Super-Soldado no MCU, é provável que isso inclua esses indivíduos aprimorados também. Enquanto Steve Rogers foi extensivamente testado e treinado por anos, heróis como Bucky Barnes ainda podem descobrir que eles não atingiram suas novas limitações.

Tudo isso força a conclusão de que embora possa ser interessante comparar os níveis relativos de poder de heróis superpoderosos e vilões no MCU, a Fase 4 está rapidamente indo em uma direção onde essas comparações são menos úteis.

Capitão América (Anthony Mackie) em Falcão e o Soldado Invernal (Reprodução / Disney+)
Capitão América (Anthony Mackie) em Falcão e o Soldado Invernal (Reprodução / Disney+)

Seja as asas vibranium do novo Capitão América ou o status divino de Thor, seus níveis de poder podem ser artificialmente limitados ao quão bem eles entendem do que são capazes.

A autoconfiança torna-se, assim, uma medida de poder como a capacidade física. O Falcão e o Soldado Invernal mostraram isso, com os Flag-Smashers e Bucky sendo rapidamente potentes, mas parece ser apenas a ponta do iceberg em termos de variabilidade de poder.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›