Oscar 2023: Brasil derrapa mais uma vez e fica de fora

Apesar de estarem na lista de pré-seleção, produções brasileiras ficaram de fora da lista final

Nesta terça-feira (24), foi relevada a lista dos indicados ao Oscar 2023. Entre os favoritos estão Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Nada de Novo no Front, Os Fabelmans e Os Banshees de Inisherin.

Contudo, nenhuma produção brasileira foi selecionada este ano. De acordo como site G1, o documentário Território e o curta metragem Sideral, estavam na lista de pré-seleção, mas ficaram de fora.

A Academia Brasileira de Cinema selecionou Marte Um para concorrer ao Oscar como Melhor Filme Internacional, mas também ficou fora da disputa. O único filme da América do Sul que concorre ao Oscar 2023 é Argentina, 1985, na categoria Melhor Filme Internacional contra Nada de Novo no Fron, Close, Eo e The Quiet Girl. A premiação acontecerá no dia 12 de março.

Conheça as produções brasileiras fora do Oscar

Território fala sobre indígenas brasileiros Uru-Eu-Wau-Wau que sobre com desmatamento, queimada e ação de grileiros. A história é contada através do jovem Bitaté, e da indigenista conhecida como Neidinha.

A direção do filme é do norte-americano Alex Pritz. O documentário foi feito em parceira entre Estados Unidos, Brasil e Dinamarca. O produtor é Darren Aronofsky, conhecido por Réquiem para um Sonho e Mãe!.

Sideral é uma ficção cuja história se passa no futuro. A vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos é afetada após lançamento do primeiro foguete tripulado do Brasil na Base Aérea de Natal.

O diretor do filme é Carlos Segundo. A gravações acontecera em Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim. O filme concorreu à Palma de Ouro em Cannes, em 2021.

Marte Um tem direção de Gabriel Martins e explora as relações de uma família que vive em um periferia e analisa a defesa da família brasileira. O longa metragem mostra as frustrações e esperanças dessas pessoas.

Bitaté no documentário Território
Bitaté no documentário Território (Reprodução)

Saiba mais sobre os indicados a Melhor Filme Internacional

Argentina, 1985 se baseia na história real dos promotores público Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que investigaram a ditadura militar na Argentina em 1985. A direção é de Santiago Mitre.

Nada de Novo no Front conta história de um jovem que vai para linha de frente da Primeira Guerra Mundial. Apesar de seu entusiasmo inicial, logo o jovem vê a triste realidade de uma guerra. O diretor é Edward Berger.

Close o filme relata o fim repentino da amizade entre dois garotos de 13 anos, um deles tenta entender o que aconteceu. A direção é de Lukas Dhont

Em Eo, através da jornada de um burro, o público explora a Europa e encontra pessoas boas e más, como também experimenta a alegria e a tristeza. O diretor é Jerzy Skolimowski.

The Quiet Girl relata a vida de garota negligenciada que vai morar com parentes quando sua mãe vai ter outra filha. Enquanto sua vida melhora consideravelmente, ela descobre um segredo. A direção é de Colm Bairéad.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›