Benedict Cumberbatch comenta seu papel controverso em Zoolander 2

Benedict Cumberbatch e Penélope Cruz participaram da entrevista Actors on Actors da Variety. Cumberbatch e Cruz tiveram papéis na comédia de Ben Stiller, Zoolander 2, um fracasso crítico em 2016 que também foi um fracasso nas bilheterias com apenas US$ 28 milhões arrecadados.

No filme, Cumberbatch interpreta um modelo não-binário chamado All e provou ser problemático, e o ator admitiu a Cruz que ele não seria escalado para o papel se a sequência tivesse sido feita hoje.

“Houve muita disputa em torno do papel, compreensivelmente agora. E acho que nesta época, meu papel nunca seria interpretado por ninguém além de um ator trans. Mas eu me lembro na época não pensar nisso necessariamente nesse sentido, e ser mais sobre dois dinossauros, dois clichês heteronormativos não entendendo esse novo mundo diverso. Mas saiu um pouco pela culatra. Mas foi ótimo conhecê-la naquele breve momento e trabalhar com Ben [Stiller] e Owen [Wilson]”.

“Foi engraçado o que você fez”, disse Cruz a Cumberbatch sobre sua performance em Zoolander 2.

Boicote

Benedict Cumberbatch em cena de Zoolander 2 (Reprodução)
Benedict Cumberbatch em cena de Zoolander 2 (Reprodução)

Depois que o trailer de Zoolander 2 revelou que Cumberbatch estava interpretando um modelo de moda não-binária, o filme instantaneamente se tornou objeto de críticas.

Ativistas LGBTQ pediram aos espectadores que não vissem o filme por causa do papel de Cumberbatch, com uma petição online pedindo um boicote Zoolander 2 ganhando 25.000 assinaturas. Na petição estava escrito o seguinte:

“O personagem de Cumberbatch é claramente retratado como uma zombaria exagerada e caricatural de indivíduos andróginos/trans/não-binários. Este é o equivalente moderno de usar blackface para representar uma minoria. Se os produtores quisessem fazer comentários sociais sobre a presença de indivíduos trans/andróginos na indústria da moda, poderiam ter abordado modelos como Andreja Pejic para participar do filme. Ao contratar um ator cis para interpretar um indivíduo não-binário de uma forma claramente negativa, o filme endossa percepções prejudiciais e perigosas da comunidade queer em geral”.

Zoolander 2 estreou no mesmo ano em que Cumberbatch se juntou ao Universo Cinematográfico da Marvel com o lançamento de Doutor Estranho.

Quando Zoolander 2 chegou aos cinemas, Cumberbatch já havia recebido sua primeira indicação ao Oscar com O Jogo da Imitação.

Cumberbatch retornar este ano no MCU com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›