Ayer vs. Gunn: Quais são os maiores méritos do primeiro Esquadrão Suicida

Os dois filmes da turma do Esquadrão Suicida – lançados em 2016 (David Ayer) e 2021 (James Gunn) pelo DCEU – não poderiam ser mais diferentes um do outro.

É óbvio que já se sabia que comparações iriam acontecer, afinal, são duas produções que fazem parte do mesmo universo e foram lançadas em um espaço de tempo relativamente curto. De todo modo, aqui você vai entender em quais pontos, a versão de David Ayer se destaca mais.

Os membros do esquadrão são grandes adaptações de seus homólogos de quadrinhos

Esquadrão Suicida, de 2016, abriu caminho para uma adaptação tão literal quanto fosse possível – algo que o filme de 2021 acabou aproveitando.

Embora nem todos os personagens do filme de David Ayer tivesse os arcos de história que mereciam – considerando que Katana e Slipknot foram descartados em pouquíssimo tempo –, há outros personagens cuja representação foi bem fiel ao material de origem, como é o caso de El Diablo e Killer Croc.

Harley Quinn (Margot Robbie) em Esquadrão Suicida (Reprodução / DC)
Harley Quinn (Margot Robbie) em Esquadrão Suicida (Reprodução / DC)

Harley Quinn era uma novidade e parecia ter ganhado vida total fora da série animada que a originou

O desenho animado dos anos 90, Batman: The Animated Series, foi responsável por trazer Arlequina à existência, mesmo não recebendo crédito suficiente por isso.

A personagem foi criada pelo showrunner Paul Dini e, desde então, ela se tornou uma das personagens mais populares do desenho do Batman.

Margot Robbie foi perfeitamente precisa na interpretação da Arlequina, desde o sotaque do Brooklyn até sua personalidade ultrajante.

Embora os fãs não tenham se empolgado tanto a princípio, ela logo se tornou um grande sucesso e virou a cara do Esquadrão Suicida, de modo que é impossível pensar no time sem a presença da personagem.

Retratou Gotham de uma maneira completamente diferente

O filme trouxe uma visão completamente diferente Gotham como ela era conhecida. Embora em grande parte, todo o longa tenha uma aparência acinzentada e sua trama ocorra em uma cidade destruída e coberta de escombros, os flashbacks de Gotham eram diferentes de como a cidade já havia sido retratada na tela grande antes. Parece quase a versão futurística da cidade encontrada na amada série de animação Batman Beyond.

Ela apareceu cheia de casas noturnas iluminadas por neon, com o Coringa andando por aí em uma Lamborghini rosa choque enquanto ladrões de banco apareciam usando enormes disfarces de ursinho de pelúcia.

Pistoleiro (Will Smith) em Esquadrão Suicida (Reprodução)
Pistoleiro (Will Smith) em Esquadrão Suicida (Reprodução)

Will Smith

Ter a presença de Will Smith é um filme já o torna grandioso por si, dado o carisma do ator. Num filme que carecia tanto disso, Smith e Margot Robbie realmente fizeram uma importante diferença.

Por esse motivo, Pistoleiro se tornou um personagem grandioso, ainda que subestimado.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›