Atores de Westworld vão receber pela 5ª temporada, mesmo cancelada

Acordo feito previa salário mesmo sem série ser produzida

Mesmo com Westworld oficialmente cancelada, os atores contratados pela HBO ainda vão receber os salários referentes à quinta temporada.

A notícia sobre o cancelamento da série pegou os fãs, e os criadores do programa, Jonathan Nolan e Lisa Joy de surpresa nesta sexta-feira (04). O canal de TV por assinatura que pertence à Warner Bros. Discovery deu fim a atração, segundo David Zaslav pelo seu alto custo e baixa audiência.

De acordo com uma matéria publicada pelo site Deadline, os atores ainda vão receber mesmo sem a temporada ser produzida. O motivo disso seria um acordo feito com todos os envolvidos na série antes que a quarta temporada fosse ao ar.

Caleb (Aaron Paul) em Westworld (Reprodução)
Caleb (Aaron Paul) em Westworld (Reprodução)

Na ocasião, o mundo vivia as incertezas da pandemia da COVID-19 quando as primeiras vacinas ainda estavam sendo testadas.

Neste período, os profissionais fizeram contratos pay-or-play – que nada mais é que um contrato que prevê que um artista será pago mesmo que os produtores ou a rede decidam que seus serviços não serão mais necessários.

O tipo de acordo não é incomum em Hollywood, e já foi exercido outras vezes, como por exemplo quando Johnny Depp ganhou normalmente seu salário por Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. Entre as emissoras americanas, o tipo de contrato também é visto como corriqueiro como forma de ‘prender’ um ator ou atriz e garantir que ele esteja disponível.

Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) em Westworld (Reprodução / HBO)
Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) em Westworld (Reprodução / HBO)

O elenco de Westworld era composto por Evan Rachel Wood, Thandiwe Newton, Jeffrey Wright, Ed Harris e Aaron Paul, e os quatros primeiros chegaram a renegociar seus contratos depois da segunda temporada, recebendo assim cerca de 250 mil dólares por episódio, cada um.

É possível que o salário de todo o elenco na 5ª temporada totalize uma soma que gira entre 10 e 15 milhões de dólares, sendo que muito mais que isso seria gasto para a produção dos episódios em geral.

A título de comparação, segundo a revista Variety, cada episódio da terceira temporada teve um custo de 10 milhões, totalizando 100 milhões de dólares por temporada.

A audiência fraca não estava fazendo a série se pagar, e acabou se mantendo em declínio temporada após temporada. Soma-se a isso o fato de os espectadores reclamarem das complexidades, e mitologia complicada da série.

“Criar algo a qualquer custo acabou”, disse David Zaslav ao apresentar nesta semana o plano para economizar mais 3,5 bilhões de dólares. A série é uma adaptação de um filme de 1973 escrito e dirigido por Michael Crichton.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›