Atores de Romeu e Julieta pedem indenização bilionária por cena de sexo

Atores tinham 15 e 16 anos quando gravaram a cena; segundo eles, foram coagidos pelo diretor

Olivia Hussey e Leonard Whiting abriram um processo contra a Paramount Pictures por uma cena de sexo com ambos nus quando eram menores. Os dois artistas protagonizaram o filme de 1968, Romeu e Julieta.

De acordo com matéria da revista da Variety, os dois sofreram assédio sexual do diretor italiano Franco Zeffirelli, que dirigiu e co-escreveu o roteiro do filme.

Agora, 55 anos depois do lançamento da produção, os dois decidiram processar a companhia por ter explorado sexualmente os dois atores adolescentes. Eles pedem como indenização o valor de 500 milhões de dólares (cerca de R$ 2,72 bilhões).

Olivia Hussey como Julieta e Leonard Whiting como Romeu em Romeu e Julieta (Reprodução)
Olivia Hussey como Julieta e Leonard Whiting como Romeu em Romeu e Julieta (Reprodução)

Aberto em 30 de dezembro do ano passado, o processo alega que a cena em questão mostrou os seios da atriz e nádegas do ator, apesar de diversas vezes a produção dizer que eles não apareceriam nus em nenhum momento.

Eles também acusam o diretor de coagi-los a concordar, ameaçando-os de nunca mais trabalharem como atores na vida. Confira um trecho do texto do processo, que descreve a situação em maiores detalhes, a seguir:

Na época das filmagens, o Sr. Whiting (Romeu) era um menor de idade de 16 anos e a Srta. Hussey também era menor, com apenas 15 anos de idade. Os acusadores foram informados pelo Sr. Zeffirelli que não haveria nudez filmada ou exibida e que os dois estariam usando roupas de baixo da cor de suas peles na cena do quarto/cena de amor. No entanto, na manhã das gravações da cena no quarto durante a segunda semana de dezembro de 1968, nos últimos dias de fotografia aos dois jovens menores receberam maquiagem corporal e o Sr. Zeffirelli disse que eles deveria atuar nus, ou o filme iria fracassar. Milhões haviam sido investidos. Eles nunca trabalhariam de novo em nenhuma profissão, quem dirá em Hollywood. Zeffirelli mostrou a eles que a maneira com que as câmeras seriam arrumadas não permitiriam para quem nenhuma nudez fosse filmada ou fotografada para uso em Romeu e Julieta ou qualquer outro lugar. Os acusadores acreditaram que eles não tinham escolha a não ser atuar nus com maquiagem no corpo conforme foi exigido nos dias finais da gravação.

Atores pareciam não se importar com cena de sexo no passado

Olivia Hussey como Julieta e Leonard Whiting como Romeu em Romeu e Julieta (Reprodução)
Olivia Hussey como Julieta e Leonard Whiting como Romeu em Romeu e Julieta (Reprodução)

Parece que a decisão foi recente, afinal de contas, os artistas já defenderam a cena antes e pareciam não ligar tanto para sua nudez. Em 2018, Leonard conversou sobre o momento em entrevista, e afirmou que ela era “necessária para o filme” e que “não era uma coisa tão séria assim”.

Olivia também tinha dito que embora a cena tivesse sido polêmica nos EUA, na Europa a prática já era mais comum na época. Aparentemente, ambos mudaram de ideia e chegaram ao consenso de buscar justiça juntos.

Romeu e Julieta está disponível para compra e aluguel em plataformas digitais como YouTube, Google Play Filmes e Apple TV.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›