Alan Rickman reclamou de cena de Harry Potter: “Sem emoção”

Ator afirmou que a cena carece de emoção

O falecido ator Alan Rickman, que interpretou Severo Snape, na saga Harry Potter, revelou que não gostou uma das cenas mais importantes do filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe: a morte de Dumbledore.

Em um trecho da sua coleção de diários, intitulado Madly Deeply: The Diaries of Alan Rickman, o ator comentou sobre a sequência, na qual o próprio Snape mata o diretor de Hogwarts com a maldição imperdoável Avada Kedavra.

A morte de Dumbledore marcou o início do terceiro ato da saga Harry Potter, mas o ator disse que a cena não fez jus ao que o momento pedia.

Segundo Rickman, o fato de ter que fazer muito mistério e esconder determinados detalhes do público – para não revelar segredos antes da hora – acaba dificultando o trabalho dos atores, que são impedidos de imprimir os sentimentos exatos dos personagens com mais clareza na cena.

Alan Rickman como Snape em Harry Potter
Alan Rickman como Snape em Harry Potter (Reprodução / Warner Bros.)

“A cena parece estranhamente carente de drama – no papel – mas isso é uma relação de causa e efeito de roteiros que precisam confundir e dar muitas voltas na narrativa. Não sabemos – ou lembramos – o suficiente sobre as preocupações individuais dos personagens individuais para entender seus problemas.”

O que acontece nesse momento é que ainda não havia sido revelado que Severo Snape era, na verdade, um agente duplo. Ele estava infiltrado entre os Comensais da Morte para ter acesso a informações, mas, ao mesmo tempo, atuava do lado do bem para acabar com o Lord das Trevas.

Por isso, ele fez o acordo com Dumbledore de que iria matá-lo caso isso fosse necessário para convencer o próprio Voldemort de sua suposta lealdade.

Quando Draco não teve coragem de matar o diretor, Snape, então, cumpriu o trato e deu fim à vida de Dumbledore.

Alan Rickman como Snape e Ellie Darcey-Alden como Lily Potter em Harry Potter e as Relíquias da Morte
Alan Rickman como Snape e Ellie Darcey-Alden como Lily Potter em Harry Potter e as Relíquias da Morte (Reprodução / Warner Bros.)

Faz sentido manter o mistério na cena?

A cena é realmente densa com conflito, já que o público começa a se dar conta a partir daí que Snape poderia ser um agente duplo, principalmente quando ele escolhe não expor Harry depois de vê-lo ali escondido.

Essa breve interação entre os dois só é compreendida por quem já havia lido os livros e sabia do que se tratava, afinal, quando Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi lançado, em 2009, o último livro já estava disponível.

Entretanto, para quem não havia lido, toda a revelação de que Snape é um agente duplo só seria feita ainda no futuro, com o lançamento do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, o que justifica a decisão do roteiro de manter o mistério.

Todos os filmes da saga Harry Potter estão disponíveis na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›