Ator de Game of Thrones divulga apoio a Fundo de Filme Indígena

O ator de Game of Thrones Nikolaj Coster-Waldau, em parceria com dois outros artistas, juntaram-se para fazer a promoção do Fundo de Filme Ártico Indígena, criado pelo International Sámi Film Institute.

O astro de origem dinamarquesa de 51 anos, juntamente com sua esposa, a cantora e atriz groenlandesa e ex-Miss Groenlândia Nukâka Coster-Waldau (Det grå guld), e o cineasta islandês Baltasar Kormákur (Dose Dupla), anunciaram que estão assumindo o título de Embaixadores da AIFF.

O AIFF, ou Artic Indigenous Film Fund, é uma colaboração internacional entre parceiros de regiões que fazem parte da região Circumpolar Ártica: Alaska, Canadá, Groenlândia, Lapões (que são um povo indígena de cerca de 100 mil pessoas espalhadas pela Noruega, Suécia, Finlândia e norte da Rússia) e Rússia. O objetivo do fundo é promover projetos cinematográficos de qualidade de povos da região que ajudem a cultura, língua e sociedade dos povos indígenas.

Os três artistas fizeram uma declaração conjunta à imprensa, onde eles falam sobre suas relações com os povos indígenas das regiões árticas e sobre como há um mundo desconhecido de cultura e história que está pronto para ser descoberto com o fomento dos projetos de filmes de lá:

“Nós estamos emocionados e honrados de dar nosso suporte ao Fundo de Filme Ártico Indígena. Nós todos temos conexões pessoais e profissionais com o Ártico e nós conhecemos o talento incrível que existe lá. Vozes indígenas devem ser ouvidas e as pessoas da região circumpolar tem histórias urgentes, vitais e poderosas do tipo de mundo que não foi ouvido ou visto antes. É nossa esperança que o Fundo de Filme Ártico Indígena tenha sucesso em seus objetivos de ajudar cineastas Indígenas que irão preencher um vácuo de patrocínio e financiamento para estes artistas.”

Nikolaj Coster-Waldau (Instagram)
Nikolaj Coster-Waldau (Instagram)

Projeto visa estimular produções cinematográficas indígenas

O projeto foi iniciado em 2018 pelo International Sámi Film Institute, em parceria com o Sundance Film Institute, o Canada Media Fund, o Greenland Film Makers, o Nunavut Development Corporation e a associação russa Archy Film. Os parceiros do fundo estão sempre procurando por outras oportunidades internacionais de parceria e doações.

A diretora administrativa do International Sámi Film Institute, Anne Lajla Utsi, expressa seu orgulho das produções locais e como elas podem gerar um nicho de mercado de pessoas interessadas em verem o que a região tem para mostrar para o resto do mundo:

“Histórias indígenas do Ártico da Terra podem inspirar o mundo a [criar] um futuro mais sustentável. Nossas histórias oferecem um potencial imenso para estúdios e para emissoras, enquanto também servem a um público do resto do mundo todo que quer ver histórias originais.”

O Fundo de Filme Ártico Indígena aceita doações por PayPal AQUI.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›