Astro de O Som do Silêncio, Riz Ahmed detona representação mulçumana em Hollywood: “desumano”

O astro de Venom e O Som do Silêncio, Riz Ahmed, tocou em um assunto sensível recentemente. O ator, que é de origem paquistanesa, disse em um vídeo postado no seu canal no Youtube que a representação dos muçulmanos em Hollywood é tóxica.

O ator mencionou a falta de representatividade na indústria quando comentava o fato de ele ter ganhado um Oscar em 2021.

“Ao mesmo tempo, usei aquele elogio um pouco duvidoso com um sentimento de gratidão pessoal… Eu também senti uma tristeza tremenda”, disse Ahmed.

“Como foi possível que, de 1,6 bilhão de pessoas, um quarto da população mundial, nenhum de nós jamais tivesse estado nesta posição até agora?”, questiona o ator que foi premiado como Melhor Ator por sua atuação em O Som do Silêncio.

O ator ainda mandou um recado direto para alguns cineastas ao falar sobre filmes como Guerra ao Terror e Argo. De acordo com Ahmed esses filmes são desumanizadores e preconceituosos.

Ele disse que este tipo de produção são “filmes que desumanizam e demonizam personagens muçulmanos, na medida em que são perpetradores ou vítimas de violência, indignos de empatia ou incapazes de empatia”.

O vídeo do ator foi elaborado para o lançamento de um novo projeto, o  Blueprint for Muslim Inclusion. A iniciativa tem o objetivo de financiar e orientar roteiristas   muçulmanos nos primeiros estágios de suas carreiras.

As bolsas de $ 25.000 dólares irão beneficiar  jovens artistas muçulmano. Os selecionados serão escolhidos por um comitê que inclui os atores Mahershala Ali, Ramy Youssef, e o comediante Hasan Minhaj.

Riz Ahmed em O Som do Silêncio (Divulgação)

“A representação de muçulmanos na tela alimenta as políticas que são promulgadas, as pessoas que são mortas, os países que são invadidos”, disse Ahmed em um comunicado no site Pillars.

O ator se referenciou por um estudo feito pela Annenberg Inclusion Initiative, que concluiu que menos de 10 por cento dos filmes de maior bilheteria lançados de 2017-2019 nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia apresentaram pelo menos um personagem muçulmano com falas.

Você pode ver o vídeo de Ahmed logo abaixo:

Sobre Riz Ahmed

Riz Ahmed nasceu no Reino Unido, onde iniciou sua carreira de ator, assim como rapper. Como ator, ele ganhou um prêmio Emmy e também foi indicado ao Globo de Ouro, ao Screen Actors Guild Award e três British Independent Film Awards.

Ahmed é conhecido por seu trabalho em filmes independentes como The Road to Guantanamo (2006), Shifty (2008), Quatro Leões (2010), Trishna (2011), Maus Modos (2012) e O Relutante Fundamentalista (2013).

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›