Ascension

Dirigido por Jessica Kingdon, o documentário Ascension é o filme de estreia da cineasta. A produção espera fazer o público refletir sobre os aspectos universais do consumismo. Ela mostra o progresso econômico da China e a divisão de classes que só cresce. No Oscar 2022, o longa foi indicado na categoria de Melhor Documentário.

O filme mostra a China seguindo na busca pelo aumento de riquezas. Além disso, pode-se ver também que uma das maiores potências do planeta é estruturada em distintas classes sociais. Ascension impressiona visualmente ao mostrar os temas trabalho, riqueza e comunismo.

Um grande detalhe da produção, é que não existem entrevistas ou narrações, começando com trabalhadores em busca de trabalho. A produção em massa é impressionante, com momentos em que funcionários trabalham produtos inusitados, como a montagem de bonecas sexuais.

A linguagem observacional é bastante interessante, já que o público entende que a história se autoexplica. As imagens do dia a dia é uma trilha de fundo que foi muito bem montada e fazem o público refletir sobre a sociedade.

Outro ponto impressionante, é que Ascension também mostra o poder que o cinema tem de convencer o público. Mesmo sendo um grande sucesso, algumas pessoas não entenderam a proposta do documentário, que é mais para uma reflexão. Alguns fãs do cinema reclamaram a quantidade de cortes e situações repetidas que são apresentadas na produção.

Curiosidades:

O documentário é a estreia da diretora Jessica Kingdon e passou por 51 locações por toda a China.

“A intenção é realmente criar um espaço para que a audiência experimente as imagens e sons sem fazer julgamentos, mas experimentando e se acomodando ali, ao invés de tentar explicar e categorizar”, disse a cineasta em entrevista à Reuters.

Um dos momentos do documentário surpreendem o público por um detalhe inusitado. Mesmo com gravações na China, Ascension mostra uma fábrica em que funcionários estão produzindo vários itens para a campanha do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A produção em massa mostra o slogan do político: “Mantenha a América grande”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›