Lançado no dia 11 de novembro na Netflix, o filme As Nadadoras é um drama baseado em fatos reais que está deixando o público emocionado. O longa dirigido por Saly El Hosaini conta a história de duas irmãs refugiadas da Síria.
A produção, que chegou a ficar no Top 10 do streaming, retrata a dura e surpreendente trajetória de Yusra e Sara Mardini, que fogem do país natal, a Síria, em 2015, durante a sangrenta guerra civil.
Uma delas compete nas Olímpiadas de 2016 e de 2020, mas antes disso enfrentam diversos problemas durante a fuga. Em busca de um recomeço, elas vão para do Líbano para a Turquia e planejam ser contrabandeadas para a Grécia em um bote.
Durante o trajeto, no meio do mar Egeu, o motor de seu bote superlotado falha, eles e outros dois precisam salvar a vida dos outros refugiados a bordo. Depois de passarem por tantos desafios, elas conseguem competir em eventos de natação nas Olimpíadas do Rio de 2016. Yusra competiu pela Síria em Dubai e pela Turquia nos campeonatos mundiais.
O elenco conta com Nathalie Issa como Yusra Mardini e Manal Issa como Sarah Mardini, além dos atores Matthias, Shweighofer, Kinda Alloush, Ahmed Malek, Ali Suliman, James Floyd, Roderick Hill, entre outros.
Como é a história real das irmãs em As Nadadoras?
A história real das irmãs envolve também o pai, que é um treinador de natação, motivo pelo qual elas foram incentivadas desde a infância a se apaixonarem pelo esporte.
Em 2011, no auge da guerra civil na Síria, seu pai foi confundido com outra pessoa sendo preso e torturado. Por conta disso, a casa da família foi totalmente destruída por uma bomba que caiu no local.
Neste cenário caótico, elas não veem outra alternativa a não ser viajarem para Europa, sabendo que enfrentariam muitos obstáculos pelo caminho. Durante a viagem de barco para a Grécia, motor parou e a embarcação começou a encher de água.
Como as irmãs sabiam nadar, contaram com a ajuda de mais duas pessoas no barco e conseguiram chegar em segurança na ilha de Lesbos. Posteriormente, Yusra e Sara também passaram pela Alemanha ficando em um centro de refugiados onde conheceram o treinador de um clube de natação local.
As irmãs conseguiram uma oportunidade e entraram para a equipe Olímpica de Refugiados do COI para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Sara parou de nadar depois de chegar à Alemanha por causa de uma lesão no ombro que sofreu.
No filme da Netflix, uma das irmãs faz uma breve participação e Yusra aparece como dublê de sua própria personagem no filme.
Confira o trailer de As Nadadoras:
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Sou a Raio de Luar, mineira, jornalista, especializada em marketing e fotógrafa.
Apaixonada pela escrita, por livros, filmes, séries e por tudo que a arte pode nos proporcionar.