Artista reedita Batman de Tim Burton como filme mudo e resultado é impressionante

Confira o filme completo abaixo

Você já imaginou se seus filmes de heróis favoritos tivessem sido feitos na época dos filmes mudos? Um fã conseguiu realizar a façanha de reeditar todo o filme Batman, dirigido por Tim Burton em 1989 como um filme completamente sem falas.

Ben Crew fez a edição criativa do filme, e não só removeu as falas das 2 horas de filme, como adicionou música, legendas características dos filmes, além de cores, e camadas estilísticas para cada uma das cenas.

O resultado do trabalho é impressionante e pode ser conferido no Internet Archive.

Este filme inclusive foi o primeiro longa do Batman nos cinemas. Antes disso, o personagem dos quadrinhos só havia aparecido na série de TV de 1960, que tinha um tom cômico, bem diferente de como ele foi idealizado nas páginas.

O tom gótico adotado por Tim Burton foi copiado em produções posteriores do personagem, incluindo Batman: A Série Animada, de 1990. O diretor se baseou no expressionismo alemão para criar os visuais, e fez toda Gotham City baseada no movimento Art Deco.

Michael Keaton e Kim Basinger em Batman (Divulgação)

O longa contou com Michael Keaton como Bruce Wayne, Jack Nicholson como o Coringa, Kim Basinger como Vicki Vale, Pat Hingle como Comissário Gordon, Billy Dee Williams como Harvey Dent e Michael Gough como Alfred Pennyworth, e ganhou uma sequência em 1992.

Batman (1989) foi um sucesso tão grande, que imortalizou Michael Keaton na pele do herói, e o ator mesmo depois de mais de 30 anos, aceitou o convite da Warner Bros. para reviver o personagem no filme The Flash, que tem estreia prevista para o meio do ano que vem.

Inicialmente ele iria substituir o Batman vivido por Ben Affleck nos filmes posteriores, e seria uma espécie de conselheiro sênior para a nova Liga da Justiça, mas após a fusão da Warner Bros. e Discovery, os planos mudaram, e aparentemente Keaton poderá ser visto apenas neste filme.

Michael Keaton como Batman (Reprodução)
Michael Keaton como Batman (Reprodução)

Por falar no filme do fim dos anos 1980, ele não foi apreciado por todos os amantes do Homem-Morcego (talvez nem pelo próprio diretor). Daniel Waters, roteirista da sequência, Batman: O Retorno revelou em entrevista à revista Vulture, que detestava o primeiro filme, e inclusive pediu permissão a Burton para matar o personagem que mais tinha antipatia.

“Não recebi nenhuma ordem específica de Tim Burton – ele apenas não queria que Batman: O Retorno tivesse nada a ver com o primeiro Batman. Para ser honesto, não sou fã do primeiro Batman do Tim. Há um personagem interpretado por Robert Wuhl, um repórter, que eu realmente não suportava. Eu queria colocar uma cena em O Retorno em que ele fosse crucificado contra o Bat-Sinal. Mas Tim Burton disse: ‘Não. Não traga o primeiro de forma alguma. Apenas faça algo completamente diferente’”, confessou.

Os dois filmes estão disponíveis na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›