Armadura do Homem de Ferro foi um pesadelo para os atores da Marvel

Robert Downey Jr. e seus dublês passaram por maus bocados numa réplica da Mark 1

O primeiro filme do Homem de Ferro iniciou uma revolução na Marvel, com a criação do MCU e um de seus personagens mais famosos nos cinemas. Porém, por trás das câmeras, gravar o filme foi mais difícil do que você imagina e a armadura do herói foi uma das culpadas.

Atualmente, a Marvel é conhecida e, inclusive, criticada pelo uso massivo das imagens geradas em computador, o famoso CGI, em seus filmes e séries. Mas em 2008, quando o Homem de Ferro chegava aos cinemas a história era bem diferente.

Robert Downey Jr. como Tony Stark em Homem de Ferro (Reprodução / Marvel)
Robert Downey Jr. como Tony Stark em Homem de Ferro (Reprodução / Marvel)

Há quase 15 anos, produzir cenas em CGI era muito mais demorado, caro e complicado do que hoje. Por isso, o estúdio optou por gravar tudo o que poderia nos sets, usando e abusando dos efeitos realizados com figurinos e maquiagem.

Para isso, a equipe de produção construiu várias réplicas das armaduras do Homem de Ferro. Nas gravações do filme as armaduras formam usadas por Robert Downey Jr. e seus dublês, enquanto os atores atuavam em várias cenas de ação.

Porém, andar, correr, pular e lutar com estruturas de quase 50 quilos não foi um trabalho nada fácil, como bem lembrou o dublê Oakley Lehman.

Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro em Homem de Ferro
Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro em Homem de Ferro (Reprodução / Marvel Studios)

No making-of do filme (que vem junto com o seu blu-ray) Lehman conta alguns dos perrengues que passou na Mark 1 (a primeira armadura criada por Tony Star, nas cavernas do Afeganistão).

O dublê relembra que numa tomada de cenas, uma parte da armadura acabou pegando fogo, mas ele não se deu conta, por causa da grande espessura da estrutura.

Lehman ainda comentou que campo de visão reduzido e o enorme peso da Mark 1 pareciam distorcer os seus movimentos, atrapalhando a sua conexão com a câmera e com a essência da própria cena.

Robert Downey Jr. também não saiu ileso e, para o making-of, afirmou que seu corpo demorou para se recuperar, depois que ele vestiu e praticou os primeiros movimentos dentro da Mark 1.

Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro em Homem de Ferro
Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro em Homem de Ferro (Reprodução / Marvel Studios)

Com o passar da história e destruição da Mark 1, Tony Stark criou um projeto sucinto da armadura mas, ainda assim, Downey Jr. e seus dublês não ficaram livres das Marks.

Como o CGI ainda era pouco usado, as cenas de interações e batalhas mais simples foram gravadas usando replicas parciais das novas armaduras. Embora mais leves e mais flexíveis, as estruturas ainda exigiram muito trabalho de seus atores.

A trilogia do Homem de Ferro, assim como os filmes do MCU estão disponíveis no Disney+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›