Estúdios como a Marvel são lembrados por produzirem filmes que vendem milhões de ingressos de cinema todos os anos, e embora cheguem até mesmo na casa dos bilhões, ainda assim isso não se compara ao que o terror pode fazer.
É natural que os filmes de super-herói sejam sempre reconhecidos por seus números, afinal eles sempre são alguns dos mais altos seja quando for que lancem. Só que não é somente quantos ingressos vendidos que indicam o sucesso de um projeto e é aí que filmes que rendem bem menos passam na frente.
Nunca na história do cinema um filme de terror vendeu mais de um bilhão em ingressos, e esse número nos últimos anos é colecionado como Pokémons pelos maiores estúdios da indústria, filme após filme. Mas então, qual é a grande diferença?
Por que filmes de terror são mais lucrativos vendendo menos?
A resposta é simples: gastos.
Todo filme precisa de um orçamento para ser produzido, que envolve um milhão de custos entre salários, produção e marketing. Filmes de terror são produções baratas de serem feitas porque não costumam contar com efeitos especiais astronômicos ou locações gigantescas que custam milhões para serem construídas.
Grandes exemplos disso são os filmes estilo found footage, que apresenta seu enredo através de registros em vídeo dos próprios personagens. Atividade Paranormal provavelmente custou menos que o salário de um maquiador de um filme do MCU receberia para ser produzido e rendeu centenas de milhões de dólares.

Isso não desconta projetos ambiciosos do gênero que são produzidos já com a intenção de se tornarem grandes blockbusters.
O remake de It: A Coisa, por exemplo, custou ‘apenas’ 35 milhões para ser feito, e vendeu mais de 700 milhões em ingressos no mundo todo. Mesmo custando muito mais que a média de seus companheiros de gênero, a adaptação de Stephen King vendeu vinte vezes o que custou.

Mesmo não se classificando como as maiores bilheterias da história, a relação custo x lucro do terror tem sido positiva o suficiente para que mais e mais produções do gênero cheguem todos os anos, que vendem ingressos como água.
Desconsiderando grandes flops como Doutor Sono e Noite do Terror que não conseguiram nem se pagar, a maior parte dos filmes de terror é basicamente uma máquina de dinheiro e se prova uma ótima técnica para enriquecer, como Jason Blum e sua empresa Blumhouse Productions prova, sendo a grande líder do segmento.
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Gaúcho, graduado em Letras, apaixonado por drag e filmes e séries de terror.