Após repercussão negativa, Netflix toma atitude sobre The Crown

Netflix vem recebendo pressão para que The Crown seja categorizada como um drama de ficção

Após várias críticas, a Netflix finalmente se posicionou sobre The Crown ser uma dramatização fictícia da história da Rainha Elizabeth II para seu público através do trailer da 5ª temporada que estreia no mês que vem.

Na descrição do trailer, postado na conta oficial da Netflix, diz: Inspirada em eventos reais, esta dramatização fictícia retrata a história da rainha Elizabeth II e os eventos políticos e pessoais que moldaram seu reinado”.

De acordo com a Variety, um porta-voz da Netflix explicou: “The Crown sempre foi apresentado como um drama baseado em eventos históricos. A quinta temporada é uma dramatização ficcional, imaginando o que poderia ter acontecido a portas fechadas durante uma década significativa para a Família Real – uma que já foi escrutinada e bem documentada por jornalistas, biógrafos e historiadores”.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

The Crown incomodou muita gente

No Reino Unido muitas discussões surgiram sobre a forma como The Crown conta a história da Família Real com encenações de eventos reais. Segundo a imprensa britânica, um desconforto surgiu com a representação do caso entre Charles com Camilla Parker-Bowles, enquanto ele estava casa com Diana.

Outro ponto de grande discussão da quinta temporada de The Crown, é como a série encenará a morte de Diana, em um acidente de carro em Paris, em 1997, após ser perseguida por paparazzis.

Em 2020, o governo do Reino Unido solicitou que The Crown emitisse um aviso antes dos episódios. O secretário da cultura Oliver Dowden disse ao The Daily Mail:

“[The Crown é uma] obra de ficção lindamente produzida, então, como em outras produções de TV, a Netflix deve deixar muito claro isso no início que é apenas isso. Sem isso, temo que uma geração de espectadores que não viveu esses eventos possa confundir ficção com fato”.

Judi Dench problematiza The Crown

Em uma entrevista para o The Times do Reino Unido, Judi Dench disse que a série apresenta um relato doloroso e impreciso da história, e por isso precisa do rótulo de ficção.

“(…) a última temporada de The Crown apresentará um relato impreciso e doloroso da história. Dadas algumas das sugestões dolorosas aparentemente contidas na nova série – que o rei Charles conspirou para sua mãe abdicar, por exemplo, ou uma vez sugeriu que a paternidade de sua mãe era tão deficiente que ela poderia ter merecido uma sentença de prisão – isso é cruelmente injusto com os indivíduos e prejudicial à instituição que eles representam. Ninguém acredita mais na liberdade artística do que eu, mas isso não pode ser contestado”.

A 5ª temporada de The Crown está programada para estrear na Netflix em 9 de novembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›