Judi Dench critica The Crown e faz exigência para a Netflix

Atriz quer que Netflix coloque um aviso de "drama ficcional"

Judi Dench criticou a forma como a Netflix retrata a família real através de The Crown, e exigiu que o serviço de streaming declare que a série é um “drama ficcional”.

The Crown segue a história da rainha Rainha Elizabeth II, desde 1940 até os dias atuais, descrevendo os dramas familiares, intrigas e rivalidades políticas.

De acordo com o IndieWire, em uma entrevista para o The Times do Reino Unido, Dench disse que a série apresenta um relato doloroso e impreciso da história, e por isso precisa do rótulo de ficção.

“(…) a última temporada de The Crown apresentará um relato impreciso e doloroso da história. Dadas algumas das sugestões dolorosas aparentemente contidas na nova série – que o rei Charles conspirou para sua mãe abdicar, por exemplo, ou uma vez sugeriu que a paternidade de sua mãe era tão deficiente que ela poderia ter merecido uma sentença de prisão – isso é cruelmente injusto com os indivíduos e prejudicial à instituição que eles representam. Ninguém acredita mais na liberdade artística do que eu, mas isso não pode ser contestado”.

“Apesar desta semana declarar publicamente que The Crown sempre foi um ‘drama ficcional’, os criadores do programa resistiram a todos os pedidos para que eles carregassem um aviso no início de cada episódio. Chegou a hora de a Netflix reconsiderar – pelo bem de uma família e de uma nação tão recentemente enlutada, como uma marca de respeito a uma soberana que serviu seu povo com tanto zelo por 70 anos e para preservar sua reputação aos olhos de seus assinantes britânicos”.

Reclamações anteriores

Elizabeth II (Imelda Staunton) em The Crown (Reprodução / Netflix)
Elizabeth II (Imelda Staunton) em The Crown (Reprodução / Netflix)

Em 2020, o governo do Reino Unido solicitou que The Crown emitisse um aviso antes dos episódios. O secretário da cultura Oliver Dowden disse ao The Daily Mail:

“[The Crown é uma] obra de ficção lindamente produzida, então, como em outras produções de TV, a Netflix deve deixar muito claro isso no início que é apenas isso. Sem isso, temo que uma geração de espectadores que não viveu esses eventos possa confundir ficção com fato”.

A Netflix respondeu: “Sempre apresentamos The Crown como um drama – e temos toda a confiança de que nossos membros entendem que é uma obra de ficção amplamente baseada em eventos históricos. Como resultado, não temos planos – e não vemos necessidade – de adicionar um aviso legal.”

A 5ª temporada de The Crown está programada para estrear na Netflix em 9 de novembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›