Após 5 anos, filme fracassado nos cinemas ganha status de cult e surpreende

Filme não foi divulgado por questões burocráticas do estúdio

Muitos filmes de terror que se tornaram alguns dos mais lembrados do cinema não foram tão bem recebidos em seu lançamento, mas isso não os torna menos importantes do que blockbusters.

O Enigma de Outro Mundo e O Enigma do Horizonte, dos anos 1990, por exemplo: Ambos fracassaram completamente nas bilheterias, mas depois de cerca de uma década foram declarados cults.

Cena de O Mensageiro do Último Dia (Reprodução)
Cena de O Mensageiro do Último Dia (Reprodução)

O termo, que significa algo altamente apreciado por um nicho de fãs e que não atinge o mercado em geral, acabou virando sinônimo de produções que não foram dadas ‘o devido valor’ na época em que estrearam, seja por estarem à frente do seu tempo ou não serem fáceis de serem compreendidas.

O Mensageiro do Último Dia, lançado em 2020, definitivamente pode ser adicionado a esta categoria.

A premissa de O Mensageiro do Último Dia

Cena de O Mensageiro do Último Dia (Reprodução)
Cena de O Mensageiro do Último Dia (Reprodução)

O Mensageiro do Último Dia conta a história de um ex-oficial de polícia chamado James Lasombra (James Badge Dale). O rapaz é contratado por um amigo para procurar Amanda, sua filha desaparecida.

Depois de investigar o caso, James acha uma conexão entre o sumiço da moça e a lenda urbana do Mensageiro. A entidade seria invocada soprando dentro de uma garrafa, e perseguia e matava todos os que a chamavam em até três dias.

O filme foi produzido em meados de 2017 pela 20th Century Studios, dirigido por David Prior. Depois de alguns testes de audiência mal-sucedidos, os estúdios decidiram engavetar o projeto.

Por que O Mensageiro do Último Dia fracassou nos cinemas?

Cena de O Mensageiro do Último Dia (Reprodução)
Cena de O Mensageiro do Último Dia (Reprodução)

O pouco retorno financeiro do filme nas bilheterias não foi causado por um roteiro ruim ou má atuação do elenco, mas por questões burocráticas e de marketing: O Mensageiro do Último Dia se viu no meio da fusão entre a FOX e a Disney, e acabou sendo vítima do descaso dos estúdios.

Lançado no fim do ano com um trailer que retratava o filme como outro terror adolescente, a produção foi massacrada pela crítica e lucrou muito pouco. Por sorte, seu relançamento nos streamings gerou nova notoriedade para a obra.

De lá para cá, o filme tem sido elogiado como uma produção única e artística, que lembra obras de terror cósmico como O Príncipe da Escuridão. Hoje em dia, a média das críticas oficiais subiu, totalizando 77%.

O Mensageiro do Último Dia está disponível no Star+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›