Animais Fantásticos e Shang-Chi compartilham uma conexão curiosa

O trailer de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore revelou que o filme possui uma curiosa conexão com o Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis, no MCU.

Apesar do fato de que o mais novo super-herói da Marvel a chegar às telonas e o décimo primeiro filme da franquia Harry Potter não compartilharem muitas semelhanças em seu roteiro, a conexão entre os dois filmes está no uso de um personagem da mitologia chinesa: o Qilin (ou Qirin).

Qilin em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Reprodução)
Qilin em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Reprodução)

O ser, cujos primeiros registros remontam ao século V, é descrito como uma criatura quimérica com uma cabeça em forma de dragão, que faz parte do folclore chinês clássico e o corpo na forma de um equino cujo tempo de vida muitas vezes equivale ao nascimento ou morte de um novo governante.

Tanto Shang-Chi quanto Animais Fantásticos 3 apresentam reinterpretações da figura, com cada versão sendo ligeiramente diferente da outra.

Em Shang-Chi, o ser é uma das inúmeras criaturas místicas que habitam a região de Ta-Lo, o mundo mágico que Shang-Chi e seus amigos precisam acessar enquanto tentam parar os Dez Anéis.

A versão que o Universo Cinematográfico da Marvel concebeu possui várias escamas esverdeadas, antenas e uma longa barba branca, juntamente com as características já conhecidas do Qilin.

Trevor Slattery, o falso Mandarim, interpretado por Ben Kingsley, o descreve no filme como um “um cavalo estranho”.

Já no trailer de Animais Fantásticos e Onde Habitam 3, é possível notar a presença de uma versão bebê do Qilin nos braços de Newt, novamente com Grindelwald, assim como é representado por um símbolo no sino da Chave de Portal e seu nome está escrito em um banner.

Não é a primeira vez que a criatura é representada em um filme

Apresentando dois mundos completamente diferentes, Animais Fantásticos 3 e Shang-Chi, sem querer, compartilham a mesma fonte de inspiração ao adaptar o Qilin.

A criatura do folclore chinês já foi reinterpretada de várias maneiras ao longo da história.

Apesar de parecer assustadora pela sua descrição, o ser mitológico é conhecido por sua grande benevolência e respeito à vida.

Ele possui uma cabeça de dragão, cascos de cavalo, corpo de cervo, cauda de touro, dorso de penugem colorida, ventre de pelos, boca que cospe fogo e voz de trovão.

Acredita-se que sua aparição ocorre somente em épocas de paz e prosperidade, de surgimento de um homem santo ou de um ilustre governante.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›