Amityville: conheça a franquia de terror tão extensa quanto o MCU

Mesmo não sendo uma das mais famosas, a série de filmes de terror existe há mais de 30 anos

A história ‘baseada em fatos reais’ de Amityville começou como um livro em 1977, e através dele nasceu uma franquia com mais de 20 filmes, quase tantos quanto o MCU.

O livro contava a história da família Lutz, que se mudou para Amityville e começou a ser assombrada por uma entidade demoníaca. Esta mesma entidade teria influenciado o antigo morador da casa, Ronald DeFeo, a matar toda a sua família, segundo ele por ordem das vozes que ele ouvia no lugar.

Margot Kidder é Kathy Lutz em Horror em Amityville (1979) (Reprodução)
Margot Kidder é Kathy Lutz em Horror em Amityville (1979) (Reprodução)

Um tema assim atraiu muitos espectadores, e a história se transformou de um projeto único para uma série que tem 23 filmes. Para uma franquia que não tem uma popularidade comparável com outros grandes nomes como A Hora do Pesadelo, Pânico ou Halloween, este é um grande feito.

O original ainda se mantém como o líder em bilheterias entre todos, tendo rendido um total de 86 milhões de dólares.

O que atraiu as pessoas ao cinema para ver Amityville?

James Brolin é George Lutz e Margot Kidder é Kathy Lutz em Horror em Amityville (1979) (Reprodução)
James Brolin é George Lutz e Margot Kidder é Kathy Lutz em Horror em Amityville (1979) (Reprodução)

O grande diferencial e o que levou o filme ao sucesso nos anos 1970 foi o fato de que a trama não era apenas ‘inspirada’ em fatos reais, mas alegava fazer a representação exata dos acontecimentos com os Lutz.

E tudo era de verdade mesmo: os assassinatos dos DeFeo aconteceram de verdade, os Lutz moraram na casa onde os crimes aconteceram. Embora não haja como provar que o que a família conta aconteceu mesmo, isso foi o suficiente para convencer e impressionar o público.

Hoje em dia, já se sabe que foi tudo uma grande balela: William Weber, advogado dos DeFeo, confessou em uma entrevista para a Revista People toda a verdade. “Eu sei que esse livro é uma farsa. [A família Lutz e eu] inventamos essa história de terror enquanto bebíamos várias garrafas de vinho”, disse.

E como é a qualidade desses filmes?

Com o passar dos tempos, os filmes foram se distanciando cada vez mais da história original e levando para a tela elementos que colocavam a ‘veracidade’ da história dos Lutz em dúvida, como demônios saindo do chão e relógios que afetam o tempo.

Também foi adotada a estratégia de parar de numerar os filmes depois do quarto, para que qualquer pessoa pudesse começar de onde quisesse, sem ter que ter acompanhado a série desde o começo.

Ryan Reynolds é George Lutz em Horror em Amityville (2005) (Reprodução)
Ryan Reynolds é George Lutz em Horror em Amityville (2005) (Reprodução)

Embora não haja mais interesse na fórmula há décadas, os filmes continuaram sendo produzidos até pouco tempo atrás, o que é surpreendente, uma vez que a qualidade e audiência só foram caindo com o passar dos filmes. O MCU se mantém com dezenas de filmes, porque continua enchendo os cinemas filme após filme.

Nada mais se fala de Amityville desde 2017, quando seu último filme foi lançado. Terror em Amityville, o original, está disponível no Prime Video. O mais recente, Amityville: O Despertar, pode ser visto no Prime Video, Paramount+ e Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›