Abordagem da Marvel em relação à programas Disney+ preocupa escritores

A Marvel Studios avançou na ousada nova fronteira de trazer seu universo cinematográfico para a tela da TV, via Disney+.

Até agora, as séries do MCU (WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal) teve muito sucesso em gerar entusiasmo e atenção dos telespectadores – e parece que a popularidade só vai crescer com as próximas séries como Loki, Hawkeye e Ms. Marvel.

No entanto, conforme a Marvel Studios conquista a TV além dos cinemas, alguns na indústria estão cada vez mais preocupados que a abordagem da Marvel para a televisão possa ser prejudicial.

Uma nova matéria da Variety intitulado “Marvel Studios’ Disney Plus Shows Don’t Use Showrunners, and That Has Some TV Writers Worried” (Os programas Disney Plus da Marvel Studios não usam Showrunners e isso tem alguns escritores de TV preocupados) analisa mais profundamente como os programas Disney+ da Marvel estão transformando a cultura da indústria da televisão.

A Marvel conta com seus executivos criativos (como Kevin Feige) ou diretores nomeados para comandar a produção dessas séries Disney+, o que alterou o papel tradicional de um “showrunner”, de acordo com algumas fontes. Como um “escritor de TV de gênero elevado” declarou anonimamente:

“Em algum momento, isso vai morder a bunda deles quando se trata de recrutar o talento de escritor de primeira linha. Se você é um escritor de nível médio recebendo um golpe gigante para ‘dirigir’ um show da Marvel, é claro que você vai fazer isso. Mas se você é um showrunner experiente com vários programas em seu currículo, você vai trabalhar nessas condições? Provavelmente não”.

Embora isso possa ser uma mudança perturbadora para veteranos de longa data da TV, na verdade é uma estratégia que a Marvel Studios e Kevin Feige passaram a confiar para o sucesso – depois de muitas tentativas e erros.

Durante a primeira fase dos filmes do universo cinematográfico da Marvel (Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Os Vingadores), a Marvel Studios contou com grandes talentos da direção, como Jon Favreau, Kenneth Branaugh, Joe Johnston e Joss Whedon – e era problemático, para dizer o mínimo.

Diretores consagrados vieram com suas próprias visões e procedimentos para fazer os filmes, levando a relatos de confrontos nos bastidores com executivos da Marvel, o que levou muitos desses diretores a se afastarem após fazerem seus filmes iniciais.

Pelas fases dois e três do MCU, Feige e cia. aprendeu a explorar talentos de “nível médio” esperando por uma oportunidade de destaque: como o diretor do Homem-Formiga, Peyton Reed, Jon Watts de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Ryan Coogler de Pantera Negra, James Gunn de Guardiões da Galáxia ou e os diretores de TV os Irmãos Russo, que agora são dois dos cineastas mais notáveis ​​do mundo.

A estratégia da Marvel é clara: o talento emergente é mais flexível em relação à colaboração criativa e à tomada de notas, enquanto mantém suas respectivas assinaturas e talentos únicos de cineasta.

Agora, esse processo de produção da Marvel é simplesmente passar pela TV. E parece que o ‘Modo Marvel’ gradualmente dominará e transformará essa indústria, assim como fez com os filmes.

Fonte: ComicBook

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