Estrela do cinema, Greta Garbo teve vida amorosa mais conturbada que novela mexicana

A atriz sueca Greta Garbo, uma das mais famosas da história do cinema, optou por nunca se casar. Nascida em 1905, uma época de grande tabus, a artista se relacionou com diversas pessoas, entre homens e mulheres, gays e heterossexuais.

Garbo chegou a se relacionar com Gilbert Roland, que se alistou no serviço militar no início da Segunda Guerra Mundial, ganhando de presente da atriz um par de calcinhas. Quando ele retomou para casa, ele procurou a atriz, que não quis atender suas ligações.

Entre os relacionamentos de Greta está com o fotógrafo de moda majoritariamente gay, Cecil Beaton. Os dois foram vistos inúmeras vezes nas noites de Nova York e o relacionamento, embora não fosse sério, durou dos anos 40 por três décadas.

A biografia da atriz é detalhada no novo Garbo, de Robert Gottlieb (Farrar, Straus e Giroux), contando sobre sua vida amorosa repleta de agitações e sua carreira no cinema, da garota de Estocolmo que se tornou uma grande estrela de Hollywood, numa época que os filmes estavam passando por uma adaptação do silencioso para o falado.

Conheça mais sobre a trajetória de Greta

Greta nasceu em uma família simples na Suécia, na obra o seu pai é titulado como um trabalhador esforçado, mas não qualificado. Aos 15 anos a atriz foi escalada para um trabalho publicitário em uma loja de departamentos em Estocolmo e, com seu imenso carisma causou um choque no produtor que, ao vê-la, quase caiu contra a porta.

“Ela foi consumida por sua determinação de se tornar não apenas uma atriz, mas uma grande estrela. Ela é tão linda que realmente dói meu coração só de vê-la”, disse ele.

Greta gostava de ficar na porta dos teatros observando a entrada e saída dos atores e de passear no palácio real. Segundo sua amiga, Eva Blomgren, ela dizia que algum dos príncipes podia encontra-la.

Greta estudou na  Royal Dramatic Training Academy, e foi colocada sob a proteção do empresário de teatro, Mauritz Stiller, conhecido por seus brincos de diamante e casacos de pele. Em 1923, Stiller escalou Garbo para seu filme A Saga de Gösta Berling, mas os dois certamente não chegaram a se encontrar em seu famoso sofá de elenco.

“Todos sabiam que Stiller tinha um tipo diferente de interesse”, conta Gottlieb.

A atriz foi indicada três vezes ao Oscar e nunca compareceu a nenhuma das premiações. Quando se mudou para os Estados Unidos ela atuou em Torrent (1926), Carne e o Diabo (1927), e em 1930 estrelou sua primeira obra falada, Anna Christie.

Greta nunca se casou e nem teve filhos e por não se encaixar nos padrões, foi uma estrela muito visada e criticada por suas atitudes na vida amorosa.

A atriz faleceu em abril de 1990, com 84 anos, devido a uma grave pneumonia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›