A Saga Crepúsculo: Três razões por que os livros são melhores que os filmes

A popular série Crepúsculo de Stephenie Meyer serviu de inspiração para uma grandiosa franquia de filmes de muito sucesso, mas será que eles conseguem se comparar aos livros?

Essas são as quatro razões dos fãs para acreditarem que os livros são melhores que os filmes.

Os personagens coadjuvantes

Nos livros, os Cullen, os lobos e os amigos humanos de Bella recebem uma caracterização e uma participação muito mais profunda que nos filmes.

Os filmes conseguiram achar tempo para detalhar um pouco histórias como a de Jasper e Rosalie, mas outros personagens secundários acabaram sendo reduzidos na tentativa de manter o enredo principal avançando.

Obviamente, essa é uma alteração já esperada a fim de manter a atenção do público no enredo e não dispersar com tantas histórias simultâneas.

Entretanto, as escolhas de Bella, à medida que submerge no mundo sobrenatural da cidade e Forks e de todos os personagens que já habitavam o local antes de sua chegada, se tornam muito mais críveis que nos filmes.

O sobrenatural

Uma das principais dificuldades que os filmes enfrentaram foi tentar usar atores humanos mais velhos para retratar personagens que não eram nem mortais nem humanos.

Nos livros, os vampiros são descritos como seres dotados de uma beleza sobrenatural e totalmente perfeitos, não possuindo absolutamente nenhum defeito.

Além disso, eles são completamente imutáveis e possuem olhos de cores estranhas.

É fato que os atores estavam envelhecendo de um filme para outro, mesmo entre o primeiro e o segundo, e o público compreende que isso não tem como ser evitado, afinal, eles são humanos, mas há um problema muito maior aqui.

A aparência dos personagens não humanos da trama parecia variar fortemente de um filme para o outro em razão das escolhas feitas pelos departamentos de cabelo e maquiagem.

Bella (Kristen Stewart) e Jessica (Anna Kendrick) em Crepúsculo (Reprodução)
Bella (Kristen Stewart) e Jessica (Anna Kendrick) em Crepúsculo (Reprodução)

As relações

Os atores Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner conseguiram fazer um bom trabalho ao dar vida aos personagens de Crepúsculo.

Entretanto, os filmes não têm o tempo necessário para mostrar o desenvolvimento das relações entre os personagens e precisaram focar muito mais nas situações conflituosas entre eles que nos momentos mais agradáveis.

Ou seja, a maioria das conversas entre Edward, Bella e Jacob são muito mais carregadas de tensão nos filmes, ao contrário dos livros, que conseguem dar aos leitores uma visão melhor das relações entre eles.

Bella e Edward, por exemplo, são capazes de falar sobre outras coisas além de quem pode estar tentando matar Bella, e o vínculo de Bella e Jacob é mais profundo, fazendo com que Jacob pareça uma opção mais viável do que ele faz nos filmes.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›