A Maldição da Mansão Bly ‘copiou’ um filme de 2020?

Filme e série tem inspiração do mesmo lugar

Embora seja uma entidade independente de outras séries de Mike Flanagan, A Maldição da Mansão Bly tem uma premissa que vai lembrar muito outro lançamento do mesmo ano.

A série da Netflix foi lançada em 2020, a atração seguia o sucesso de A Maldição da Residência Hill, que estreou dois anos antes e popularizou o nome do diretor no terror.

A trama conta a história de uma jovem babá que é chamada para tomar conta de um casal de órfãos em uma mansão. O passado leva ocorrências estranhas para a moça, que pode estar correndo perigo sem saber.

Quem assistiu ao filme ou é um leitor ávido pode ter reconhecido o enredo como o mesmo do filme Os Órfãos, que adapta uma obra de Henry James intitulada A Outra Volta do Parafuso.

Finn Wolfhard como Miles, Mackenzie Davis como Kate e Brooklynn Prince como Flora em Os Órfãos (Reprodução)
Finn Wolfhard como Miles, Mackenzie Davis como Kate e Brooklynn Prince como Flora em Os Órfãos (Reprodução)

Estrelado por Mackenzie Davis (O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio), Finn Wolfhard (Stranger Things) e Brooklynn Prince (Home Before Dark), o filme não agradou muito quem o viu.

A mudança do período histórico para os anos 1990 e um final inconsistente e considerado incompleto levou a uma resposta negativa do público. Atualmente, o filme tem uma média de apenas 11% no Rotten Tomatoes.

Como as duas atrações se assemelham?

A Maldição da Mansão Bly
A Maldição da Mansão Bly (Divulgação)

Embora a temática inicial lembre muito o livro de Henry, os outros episódios se distanciam da premissa e usam cada um para apresentar histórias diferentes do autor, que também são incorporadas ao programa.

Entre as outras obras do autor que foram usadas estão The Great Good Place, The Pupil, The Two Faces, The Way It Came, The Altar of the Dead, The Jolly Corner, The Romance of Certain Old Clothes e A Fera na Selva.

O romance entre Dani e Jamie não existe no livro também, tendo sido uma criação para a série, e serve para levar uma pegada diferente de tom para a versão da TV: enquanto o livro é apenas uma história de fantasmas, A Maldição da Mansão Bly é uma história de amor em um lugar que contém fantasmas.

A Maldição da Mansão Bly
A Maldição da Mansão Bly (Divulgação/ Netflix)

Dani também, tem um passado que é novo para a história; enquanto ela está fugindo de um noivado fracassado na série, a governanta da história original não tem nenhuma história de vida mencionada no livro.

Em resumo, a série de Mike pega apenas elementos emprestados da obra completa de Henry James e a modifica a seu prazer, dando a pegada sombria do diretor que já é conhecida por seus fãs.

Tanto A Maldição da Mansão Bly quanto Os Órfãos estão disponíveis na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›