6 filmes sobre Metaverso que você precisa assistir

O Metaverso é a palavra do momento quando o assunto envolve redes sociais, gestão de negócios, realidade virtual, internet e tudo o que abrange tecnologia. 

Imagem: Pixabay

Vale salientar que até mesmo quem não trabalha diretamente com tecnologia digital e programação provavelmente já se deparou com essa palavra. Hoje em dia, basta passear um pouco pelas redes sociais, blogs e canais de Youtube para esbarrar no conceito do Metaverso.

O Metaverso, em um primeiro momento, nos remete a uma tecnologia típica de histórias de ficção científica, onde realidades simuladas por computador fazem parte de uma segunda-feira comum no dia a dia do cidadão.

Entretanto, isso não está muito longe da verdade. Por isso, para entender melhor o que é e como funciona esse tal Metaverso, não custa dar uma assistida em filmes que flertam com esse conceito. Confira os títulos que separamos para você. 

O Metaverso está cada vez mais perto de você

Em 2021, quando Mark Zuckerberg, o “poderoso chefão” por trás do Facebook falou entusiasmado sobre o desenvolvimento do Metaverso e assim o termo ganhou mais força na internet.

Quem está antenado em tecnologia, desde empreendedores a profissionais da área da programação, já procura se atualizar a respeito desse tema. 

Os mais variados setores, tais como a moda, o entretenimento, a educação e os esportes, podem ser impactados por esse universo digital. De um modo geral, a gente pode afirmar que o Metaverso é uma rede social em formato de mundo virtual.

Se você, no início dos anos 2000, lembra como era o Second Life, já tem uma noção prévia do que é e de como funciona o Metaverso. Ele é um universo virtual que conta com as tecnologias da realidade virtual e aumentada para proporcionar a imersão dos usuários. 

O acesso a ele ocorre por meio de óculos e manoplas que podem ser conectados a computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Agora que você já tem uma noção geral sobre o que é Metaverso, vamos aos principais filmes que tratam sobre o assunto. 

Conheça filmes que abordam o tema Metaverso

“A vida imita a arte.” Essa frase se encaixa perfeitamente com o Metaverso, pois a ideia de um dia a dia em um cenário virtual onde podemos trabalhar, realizar negócios e interagir com outras pessoas, já foi várias vezes abordada pelos escritores de ficção.

Nesse caso, vale dar uma olhada em filmes que abordam esse tema, sendo que alguns já estão na prateleira dos clássicos, enquanto outros são praticamente desconhecidos, mas ainda assim valem uma espiada.

1 – 13ª Andar

1999 certamente foi um ano mágico para Hollywood. Foi como se os astros convergissem em harmonia para inspirar os roteiristas do final do milênio. Nesse mesmo ano tivemos pérolas cinematográficas como “O Clube da Luta”, “Beleza Americana” e esse injustamente desconhecido 13ª Andar.

O longa-metragem não conta com uma trama mergulhada na tecnologia. Não há computadores e máquinas sofisticadas, porém constrói muito bem uma trama envolvente que faz os personagens se questionarem o que é ou não real.

Irônico afirmar que, no mesmo ano, um outro longa-metragem que aborda o mesmo tema, porém de um jeito bem diferente, veio ao mundo.

Imagem: Pixabay

2 – Matrix

Assim como o 13ª Andar, esse clássico da ficção científica cyberpunk foi lançado. Se o 13ª Andar contava com um ritmo mais lento, dando ênfase ao suspense, o longa-metragem protagonizado por Keanu Reeves era mais acelerado, mesclava Kung Fu, IAs e filosofia.

Matrix era a “Caverna do Platão” embalada para um público do final do século, que conhecia animes, música eletrônica, super-heróis e ainda estava compreendendo o que era essa tal da internet.

A história fala sobre hackers, teorias da conspiração e uma realidade simulada. Matrix se tornou pop e ganhou três continuações, mas nenhuma se aproxima do impacto e da relevância do primeiro. 

3 – Tron: Uma odisséia eletrônica

Um clássico das fitas VHS, Tron já falava sobre “metaversos” ainda em 1982, em um mundo onde a internet e os PCs não faziam parte do dia a dia das pessoas em geral.

Aos olhos de alguém que nasceu na era pós-Youtube, os efeitos especiais de Tron podem parecer jurássicos, mas não dá para ignorar o quanto essa obra da Disney antecipa conceitos que hoje se encaixam na ideia de Metaverso.

Não custa lembrar que em 2010 esse longa-metragem ganhou uma sequência, por isso, vale dar uma conferida.

Imagem: Pexels

4 – Space Jam – Um novo legado

Em 1996 foi lançado Space Jam – O Jogo do Século, em que a magia acontecia para levar o astro Michael Jordan a jogar basquete ao lado de personagens como Pernalonga e Patolino.

Já em 2021, nesse mundo pós-Matrix, foi lançado Space Jam – Um novo legado. Dessa vez, no lugar da magia, o roteiro aposta na tecnologia. 

Portanto, se no longa da década de 90 temos um Michael Jordan em um mundo fantástico, no recente filme temos o craque do basquete Lebron James em um mundo virtual. 

Além disso, o filme brinca com a metalinguagem e traz um vilão que é uma espécie de algoritmo inteligente dentro da própria Warner Bros e ainda comanda um vasto banco de dados inteiro. Convenhamos, nada mais futurista (e atual) que isso.

5 – Free Guy

Lançado em 2021, esse filme brinca com o conceito de “avatar”, algo muito comum nas redes sociais e, especialmente, no Metaverso. E se os personagens coadjuvantes dos jogos modernos são mais do que algoritmos e inteligência artificial? E se eles tivessem sentimentos?

Esse é o mote principal do roteiro que a todo instante carrega pesado em termos e palavras que soariam incompreensíveis para algum viajante dos anos 80 que veio parar no futuro, mas faz todo sentido para quem está imerso no atual contexto digital.

6 – Jogador Número 01

Baseado em um livro de mesmo nome, o filme é uma enxurrada de referências a praticamente tudo que a cultura pop entregou nos últimos 30 anos, mas também traz à tona algo que o Metaverso apresenta: a possibilidade de jogar e ganhar dinheiro em um mundo virtual.

O filme se passa no ano de 2045 onde toda humanidade prefere a realidade virtual do jogo OASIS do que o mundo real. A grande sacada da história é que o criador do jogo deixa a sua grande fortuna como prêmio para aquele que conseguir descobrir o segredo do enigma que o falecido criador criou.

Imagem: Pixabay

Da ficção para a realidade (virtual)

Se os filmes aqui citados trazem uma realidade que é o resultado do fruto da imaginação criativa de roteiristas, o Metaverso traz para o nosso cotidiano uma realidade que é virtual, mas que ainda assim permite ações comuns ao dia a dia, como comprar, vender e interagir com outras pessoas.

Por fim, enquanto nos filmes temos profissionais que dominam a arte de contar histórias, na vida real temos craques da programação que criam o próximo passo para o futuro da internet: o Metaverso. 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›