5 temas recorrentes do terror que Pânico abraçou

Filme traz elementos clássicos de maneiras inovadoras

Pânico revolucionou os filmes de terror nos anos 1990 com personagens que conhecem o gênero, e assim contrariou muitas expectativas dos fãs. Diversas coisas que eram esperadas no filme, como a virgem sobrevivendo ao final, foram revistas. Mesmo assim, há certos elementos narrativos de slashers que a franquia ainda manteve, até porque muitos deles são os motivos que atraem os espectadores aos filmes.

“Ele está atrás de você!”

Jamie Kennedy é Randy Meeks em Pânico (Reprodução)
Jamie Kennedy é Randy Meeks em Pânico (Reprodução)

Este é um dos clássicos que todo fã de terror ama. O assassino vindo por trás de uma vítima indefesa, que faz o espectador não conseguir evitar avisar: “Olhe para trás!”.

Pânico faz isso de maneira inteligente, afinal os personagens conhecem esse truque, e enquanto Randy (Jamie Kennedy) diz isso para Laurie Strode no filme de Halloween enquanto assiste ao filme, ele também tem um assassino mascarado atrás dele.

Todos são suspeitos

Pânico 4 (Reprodução)
Pânico 4 (Reprodução)

Num filme de terror, ninguém está livre de suspeitas, às vezes nem os próprios protagonistas. Pânico aplica isso bem no filme, e alimenta a investigação do espectador fazendo com que até mesmo os personagens inocentes ajam de maneira suspeita.

Policiais que não servem para nada

David Arquette e Courteney Cox na franquia Pânico (Reprodução)
David Arquette e Courteney Cox na franquia Pânico (Reprodução)

A cavalaria sempre chega tarde nos filmes, desde os primórdios dos faroestes em preto em branco.

Embora Dewey (David Arquette) seja um dos personagens principais e seja um policial, na maior parte das vezes ele é ferido gravemente e rapidamente tirado de combate. O resto da polícia, como de costume, só chega depois que o circo já pegou fogo.

O assassino mascarado

Ghostface em Pânico 6
Ghostface em Pânico 6 (Divulgação/ Paramount Pictures)

Alguns vilões não têm vergonha de mostrar a cara e ficam conhecidos por seus rostos, como o icônico Freddy Krueger, também criado por Wes Craven, mente por trás de Pânico. 

Nesta franquia existe Ghostface, cujo uso da máscara ajuda na longevidade da série e da investigação de “quem matou?’, clássica dos filmes, uma vez que a identidade do culpado pode mudar a cada filme e, como em muitos casos, ter múltiplos assassinos.

Reviravolta final

Matthew Lillard e Skeet Ulrich são Stu e Billy em Pânico (Reprodução)
Matthew Lillard e Skeet Ulrich são Stu e Billy em Pânico (Reprodução)

Nenhum filme de terror que se preze termina sem uma grande revelação que ninguém esperava: seja a mãe de Jason sendo a verdadeira assassina, ou Norman Bates usar as roupas da mãe, os melhores filmes sempre guardam um truque na manga para revelar no final.

As surpresas de Pânico sempre giram em torno da identidade do assassino que, embora faça sentido, sempre surpreende.

Pânico 6 está previsto para estrear nos cinemas do Brasil a partir de 9 de março de 2023. Pânico (2022) está disponível no Telecine Play. Pânico (1996), 2, 3 e 4 estão disponíveis no Paramount+ e Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›