1899 | Teoria afirma que série teve mais de uma simulação

Fãs acham que protagonista ainda não está livre

Atenção: Contém spoilers

1899, nova série da Netflix dos mesmos criadores de Dark deixou os espectadores com uma grande questão existencial nas mãos: o que é realidade? O final aberto da primeira temporada pode significar diferentes situações para os personagens, tantas que geraram teorias.

O que aconteceu no final de 1899?

1899 (Reprodução)
1899 (Reprodução)

Depois de muitos eventos bizarros, a protagonista Maura Franklin (Emily Beecham) e o capitão Eyk Larsen (Andres Pietschmann) descobriram que o navio e tudo o que está acontecendo é, na verdade, apenas uma simulação na qual eles e todos os outros passageiros estão presos.

Maura criou esta simulação, porém depois de estar dentro dela, seu irmão Ciaran assumiu o controle, deixando-os em um loop infinito, por motivos que ainda não foram completamente explicados.

Com a ajuda Daniel, marido de Maura, e do menino Elliott, filho do casal, eles conseguiram interferir com a simulação o suficiente para ajudar a moça a se libertar, e tomar o controle da situação de volta.

Ao despertar, Maura se encontra em 2099 em uma nave espacial, onde os outros passageiros também estão em um estado de superssono, supostamente ainda dentro da simulação do navio.

2099 é o mundo real ou apenas outra simulação?

Embora do ponto de vista dos personagens Maura tenha saído da simulação, há algumas coisas que podem indicar que este não seja realmente o caso.

Uma teoria que tem sido discutida entre os fãs da série é que, assim como 1899, 2099 também será futuramente revelada como apenas outra simulação, no qual a simulação anterior estava inserida.

Emily Beecham como Maura Franklin em 1899 (Reprodução)
Emily Beecham como Maura Franklin em 1899 (Reprodução)

O que pode confirmar esta teoria? Além do fato de que a série já provou por si mesma que não dá para confiar na percepção de realidade dos personagens, duas coisas em especial na cena final chamam a atenção.

Primeiro: a mensagem. Quando desperta, Maura encontra na frente do console da nave a mensagem: “Que o café faça efeito antes que a realidade faça”, que também era a mesma única sentença encontrada em todos os livros dentro da simulação do navio.

Segundo: uma das primeiras pistas para quem estava mais atento de que o navio não era uma situação real era que, cada vez que despertavam, os passageiros tinham triângulos em seus olhos. Assim como eles, o momento final da série dá um zoom nos olhos da protagonista, que tem a mesma forma em suas íris.

Como a história se desenrola, mas considerando que os autores já tem ideias para mais duas temporadas é de se imaginar que os personagens vão precisar encontrar uma forma de escapar de mais uma prisão de suas mentes antes de alcançarem o mundo real.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›