Cartunista brasileira que acusou série da Netflix de plágio recebe resposta dos criadores

Artista alçega que suas ideias foram copiadas pelos cineastas alemães

Além do sucesso de audiência, a nova série 1899 também está nas manchetes esta semana depois de seus criadores terem sido acusados de plágio.

A série foi criado por Baran bo Odar e Jantje Friese, que são conhecidos por terem feito Dark, outra atração de sucesso da Netflix lançada há alguns anos.

1899

A polêmica começou depois que a cartunista brasileira Mary Cagnin usou suas redes sociais no último domingo (20) para acusar o programa de ter plagiado ideias de sua graphic novel.

Ela fez uma sequência de tweets intitulada “O dia em que descobri que a série 1899 é simplesmente IDÊNTICO [sic] ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016”. Confira:

Nas mensagens ela alega que inúmeros elementos foram copiados, como o uso da pirâmide e os símbolos de triângulos que aparecem nos olhos dos personagens.

Resposta dos criadores

Navio em cena de 1899
Navio em cena de 1899 (Reprodução / Netflix)

Baran publicou uma mensagem na segunda-feira (21), no qual ele explica que nunca havia ouvido falar de Mary, e que eles jamais fariam isso com um colega de profissão por entenderem a importância de uma criação artística.

Ele também informou aos fãs que eles já contataram a cartunista para resolver a situação e para que ela retire as acusações da internet:

“Infelizmente nós não conhecemos a artista ou seu trabalho ou sequer os quadrinhos, e nós jamais roubaríamos de outro artista, porque nós também somos. Nós já entramos em contato com ela e espero que ela retire as acusações. A internet virou um lugar estranho, por favor, menos ódio e mais amor. Obrigado.”

A mensagem foi compartilhada junto com uma mensagem da página de fãs 1899Netflix no Instagram, que também se manifestou sobre o assunto e deixou claro que se as pessoas tivessem visto a série, não estariam fazendo estas acusações porque as duas histórias são bem diferentes:

“Eu queria ficar quieta, mas vendo que os criadores estão recebendo mensagens maldosas, que basicamente fizeram bullying os forçando a dizer algo, estão indo muito longe. Eles são duas pessoas incrivelmente talentosas e colocaram tanto esforço criando suas próprias histórias ORIGINAIS. Me deixa extremamente com raiva e triste ver que tantas pessoas só seguem a massa, sem saber do que estão falando. 1899 é um projeto especial no qual eles trabalham há anos e não tem nada a ver com os quadrinhos. Mas se você viu a série e leu os quadrinhos, você saberia, e não precisaríamos ter esta discussão.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›