1899 | O Mito da Caverna de Platão, explicado

Série levanta questão filosófica milenar: o que é a realidade?

Atenção: contém spoilers

Muito do que 1899 mostra pode ser complicado, principalmente para alguém que não ouviu falar de alguns conceitos usados na história. Um deles é o Mito da Caverna, também conhecido como a Alegoria da Caverna, de autoria de Platão.

No oitavo episódio da série, a verdade sobre a realidade do navio é revelada: aquilo é apenas uma simulação, criada pela protagonista Maura. A moça criou aquela realidade para salvar seu filho Elliott da morte, porém todos foram aprisionados nela por Ciaran, irmão de Maura, que tomou controle da situação do lado de fora.

Emily Beecham como Maura Franklin em 1899
Emily Beecham como Maura Franklin em 1899 (Reprodução / Netflix)

Henry, pai de Maura, explica que a filha, desde criança, sempre foi fascinada pelo mito, mesmo quando era jovem demais para entender. Depois de adulta, aquela obsessão a fez buscar explicações sobre os limites do conhecimento humano. Mas como o mito se relaciona com a história contada na série?

O Mito da Caverna

O Mito da Caverna é uma alegoria de Platão, que descreve um grupo de pessoas acorrentadas à parede de uma caverna de maneira que elas só enxergavam outra parede, em que se projetavam sombras causadas pela fonte de iluminação atrás delas. Por ser a única coisa que elas conseguem ver, aquilo é aceito como a realidade, uma vez que é a única coisa que eles podem vivenciar.

Moral da história: a interpretação do que é real e o que não é de cada pessoa é moldada por sua percepção das coisas e não propriamente pela maneira que as coisas realmente são. Se você não souber diferenciar realidade de ilusão, qualquer pessoa que tenha esse conhecimento pode manipular você.

Emily Beecham como Maura Franklin em 1899 (Reprodução)
Emily Beecham como Maura Franklin em 1899 (Reprodução)

Enquanto ainda não se sabe exatamente quais são as motivações de Ciaran, sabe-se que ele está manipulando os passageiros do navio a acharem que aquela é a realidade, enquanto eles estão na verdade no vazio do espaço a bordo de uma espaçonave.

No final da temporada Maura finalmente descobriu o que existe fora de sua caverna, e precisa parar Ciaran para salvar todos os outros personagens de sua prisão em alto mar.

Acorrentados ao navio, os acontecimentos estranhos a bordo ganhavam todo o tipo de interpretação dos passageiros, incapazes de enxergar a verdade. Agora que a simulação falhou em resetar a memória de todos, como eles vão lidar com a realidade de que tudo que eles vivem é uma ilusão? Esta é uma das respostas que uma possível segunda temporada precisa responder.

A primeira temporada de 1899 está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›