O filme de terror psicológico de 2014, O Babadook, dirigido por Jennifer Kent, foi aclamado como um clássico do horror devido à sua abordagem dos monstros clássicos e à exploração de como o luto molda nossas vidas.
Confira a seguir algumas curiosidades dos bastidores da concepção e produção do filme (via Cinema Blend).
A semente de O Babadook foi plantada por causa de um curta de Jennifer Kent
![](https://cdn.mos.cms.futurecdn.net/4NgRiLiebcL3WQjzzT8ptJ-970-80.jpg.webp)
O filme curta-metragem Monster, de Jennifer Kent em 2005, contém as sementes do filme O Babadook. O curta-metragem segue uma mãe solteira e seu filho quando um monstro entra em sua casa. Essas semelhanças serviram como a base para o desenvolvimento do filme.
O Babadook surgiu de um desejo de explorar a paternidade a partir de uma ‘perspectiva muito real’
![](https://cdn.mos.cms.futurecdn.net/XHV5LDD8sWJzBVphhu3DX-970-80.jpg.webp)
Jennifer Kent queria explorar as lutas da parentalidade em O Babadook sob a perspectiva de um filme de horror. Ela se interessou por histórias de pais que se desequilibram mentalmente e colocam uma criança em risco, querendo descobrir o que os levaram a esse ponto. Ela queria abordar a parentalidade de uma maneira realista e desconfortável.
Noah Wiseman foi escalado como Samuel porque era ‘inocente’ e ‘puro como pessoa’
![](https://cdn.mos.cms.futurecdn.net/8FscSE2FG6z67BD7zy9pt-970-80.jpg.webp)
Noah Wiseman foi escolhido para o papel de Samuel porque ele tinha uma inocência e pureza como pessoa que era essencial para o personagem. Jennifer Kent queria um ator da mesma idade do personagem (6 anos) e que transmitisse essa pureza necessária para o papel. Trabalhar com uma criança dessa idade trouxe desafios, mas Wiseman se encaixou perfeitamente.
O livro pop-up Babadook de Alexander Juhasz foi o primeiro elemento visual projetado para o filme
![](https://cdn.mos.cms.futurecdn.net/4pMDwPNjj5MKGe4Qzw6YwW-970-80.jpg.webp)
O livro pop-up do Babadook, projetado por Alexander Juhasz, foi o primeiro elemento visual desenvolvido para o filme. A equipe de produção trabalhou com Juhasz desde o início para acertar o aspecto do livro antes de avançar para outras etapas do processo.
Equipe não mediu esforços para encontrar o equilíbrio entre claro e escuro em cada cena
![](https://cdn.mos.cms.futurecdn.net/uaeU7vYcBEUykUdoBsdxdm-970-80.jpg.webp)
A equipe de design se esforçou para encontrar um equilíbrio entre luz e escuridão em cada cena. Isso se reflete nos trajes dos atores, efeitos de iluminação e objetos adicionais. A intenção era criar um contraste entre a casa, que era escura e sombria, e o mundo exterior, que era mais claro.
A aparência do Babadook foi inspirada nos personagens clássicos de Lon Chaney
![](https://cdn.mos.cms.futurecdn.net/h2PCsAF3zQfP3TqX3dDZPm-970-80.jpg.webp)
A aparência do Babadook foi inspirada nos personagens clássicos interpretados por Lon Chaney em filmes como London After Midnight e The Phantom of the Opera. Jennifer Kent quis que o monstro parecesse humano, mas ao mesmo tempo perturbador.
O interior da casa foi projetado para ter uma sensação de livro de histórias
![](https://cdn.mos.cms.futurecdn.net/pkMjD48wDtoj7NfQjzdoET-970-80.jpg.webp)
O interior da casa foi projetado para ter uma sensação de conto de fadas, inspirado no livro pop-up. A equipe de produção teve que encontrar um equilíbrio entre um design teatral e exagerado, mas que também se encaixasse na realidade do filme.
Jennifer Kent queria que o público se sentisse desconfortável
![](https://cdn.mos.cms.futurecdn.net/LniZmoVRXKCe4jGJzpaKcc-970-80.jpg.webp)
Jennifer Kent queria que o público se sentisse desconfortável como se um par de mãos estivesse apertando levemente seu pescoço. Ela usou espaços negativos ao redor da personagem principal para criar uma sensação desconfortável. A equipe de produção encontrou maneiras de aumentar a tensão mesmo com um orçamento limitado.
Os móveis e o piso da casa tiveram que ser pintados para combinar com o tom do filme
![](https://cdn.mos.cms.futurecdn.net/RSMZCSFSi3wcub7PjiBN63-970-80.jpg.webp)
Todos os móveis e pisos da casa tiveram que ser escurecidos para combinar com o tom do filme. O processo de escurecimento dos pisos levou semanas para ser concluído. Embora tenha havido problemas com o desgaste dos pisos devido ao uso constante, isso acrescentou uma sensação de autenticidade ao set.
Os produtores do filme usaram uma campanha para cobrir as despesas
![](https://cdn.mos.cms.futurecdn.net/hyXNxTA4QhKUJYm5f2p5zm-970-80.jpg.webp)
Os produtores usaram uma campanha de financiamento coletivo Kickstarter para cobrir as despesas de design do filme. Embora já tivessem fundos para a produção, eles precisavam de dinheiro adicional para criar a estética visual única do filme. A campanha do Kickstarter foi crucial para fechar essa lacuna financeira.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_100,h_100/https://epipoca.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Sergio.jpg)
Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.