O Babadook I O que o monstro é de verdade?

Filme traz discussões profundas sobre saúde mental em seu enredo

O Babadook se tornou um dos maiores filmes de terror da década passada, formando com outras produções da época um novo subgênero denominado ‘terror elevado’.

A definição varia dependendo da fonte, mas basicamente significa uma produção com um enredo mais elaborado, com temas e alegorias que transmitem um significado mais profundo para questões de natureza humana em geral.

Cena de O Babadook (Reprodução)
Cena de O Babadook (Reprodução)

Apesar de parecer apenas mais um filme com um monstro sobrenatural assombrando uma família, O Babadook aborda questões bem mais sérias sobre assuntos que estão no dia-a-dia de muitas pessoas como luto, maternidade, e doenças mentais.

Sobre o que é o filme?

Começando pela história principal do filme, o filme conta a história de uma mãe e seu filho pequeno, vivendo as consequências da perda do pai da família de uma maneira repentina. Sam, o menino, encontra um livro chamado Mister Babadook na frente de sua casa, e fica obcecado com ele.

Além da luta com o trauma da perda do pai, o menino também começa a sofrer ataques de pânico e crises de insônia, achando que O Babadook vai pegá-lo. Trabalhando juntos, os dois se aproximam e conseguem superar o conflito com a entidade e estar em um lugar melhor emocionalmente e como família.

Cena de O Babadook (Reprodução)
Cena de O Babadook (Reprodução)

Qual o real significado de tudo?

O filme pode ser lido apenas na superfície como um filme de monstros, mas O Babadook é muito mais do que isso: ele é uma alegoria para a depressão. Amelia perdeu o marido em um acidente de carro enquanto ele a levava para o hospital para ter seu filho.

Além do choque de perder o amor de sua vida, a personagem também se encontra obrigada a viver uma vida de maternidade solo para a qual ela não estava preparada e se ressente. Ela também não consegue aceitar o filho, que ela vê como culpado pelo acidente.

Sam também se vê afundado em luto e reagindo com uma espécie de estresse pós-traumático por conta do distanciamento da mãe.

Cena de O Babadook (Reprodução)
Cena de O Babadook (Reprodução)

O final do filme é uma grande amostra de como muitas vezes o caminho para a saúde mental nem sempre é perfeito: ao aceitar a presença do Babadook em sua casa, Amelia o mantém no porão e o ajuda com suas necessidades básicas.

As pessoas que lutam com problemas de saúde mental, especialmente depressão, precisam aceitar seus terrores interiores e mantê-los sob controle para que possam viver uma boa vida, sem nunca conseguir extingui-los completamente.

No momento, O Babadook não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›