WarnerMedia planeja lançar alternativa ao Ranking Nielsen em 2022

O Rankin Nielsen é um método de medição da audiência da televisão americana, assim como o IBOPE é para o Brasil. Mas agora a  WarnerMedia quer ser julgada por um padrão diferente.

A empresa que possui um dos maiores oligarquias da televisão e do cinema nos Estados Unidos, inclui no seu catálogo  veículos de mídia populares como HBO, CNN e TNT. Eles pretendem oferecer seus próprios dados de medição de público no próximo ano.

Segundo a revista Variety, este movimento por parte da Warner pode significar esperança de fazer alguns negócios com base em seus resultados de audiência. Andrea Zapata, que supervisiona dados, pesquisas e insights para unidade de vendas de anúncios da empresa, confirmou a informação em uma entrevista à revista.

“Estamos fazendo isso porque acreditamos que deve haver uma alternativa melhor em soluções de medição e temos responsabilidade com nossos investimentos, com nossos clientes e parceiros, e com a valorização de nosso público – ponto final.”

Concorrência

The Gilded Age
Louisa Jacobson e Denée Benton em The Gilded Age (Divulgação / HBO)

Enquanto a WarnerMedia tenta levantar seus próprios dados de audiência,  o Nielsen avança para medir as audiências de quem acessa à televisão por meios digitais, bem como métodos lineares. De qualquer modo, os métodos estão sob intenso escrutínio.

Recentemente o Media Rating Council, órgão da indústria que verifica a qualidade da medição do público, retirou seu credenciamento o sistema de classificação nacional da Nielsen. Mas a decisão abriu a porta para que muitos aspirantes a rivais tentassem criar um novo método de medição, gerando especulações de negócios entre os meios de comunicação que esperam poder contar os espectadores.

A WarnerMedia, por sua vez, colocou muitos de seus recursos no lançamento de programações baseadas em assinatura e com suporte de anúncios do  HBO Max.

David Zaslav – que deve liderar o conglomerado  no segundo semestre de 2022 – articulou planos que envolvem a nova importância do  streaming. Nestes novos planos estão incluídos o HBO Max, Discovery Plus e CNN Plus.

Resposta e Desafios

Uma das questões que abre a oportunidade para a criação de outro sistema de medição é a capacidade do Ranking Nielsen  evoluir seus sistemas com rapidez suficiente para contar os espectadores das série programas tanto em redes tradicionais quanto por meio das plataformas de  streaming.

Além disso, as empresas de mídia pagam à Nielsen centenas de milhões em taxas todos os anos por seus serviços. Sendo assim, a WarnerMedia também está em negociações com a empresa na renovação de seu atual pacto de medição, disse Zapata:

“Nielsen tem nosso passado. Definitivamente, eles fazem parte do nosso negócio, como de costume. Eles podem ganhar um lugar em nosso futuro.”

O Ranking Nielsen não respondeu à reportagem da revista Variety.

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›