Viúva Negra: como efeitos visuais contribuíram para cenas de ação do longa

A diretora de Viúva Negra, Cate Shortland conseguiu expor mais violência do que é comum no MCU. Suas decisões como cineasta impactou os efeitos visuais nas cenas onde Scarlett Johansson e sua família adotiva aparecem.

Uma das coisas que influenciaram no resultado geral do longa foram coisas como filmar algumas tomadas por mais tempo, usar a cor vermelha e usar elementos visuais para fazer conexões emocionai com o público.  O melhor exemplo do uso deste tipo de recurso foi a cena da destruição da Sala Vermelha com a presença de vagalumes no início.

Em entrevista à Indie Wire o supervisor de efeitos visuais da Marvel, Geoffrey Baumann, falou sobre a construção da cena:

“Os vaga-lumes foram um tipo de momento surreal que muitas vezes não temos nos grandes filmes MCU. Acho que a visão de Cate com isso era tentar manter uma inocência que fazia parte do personagem de Natasha, mas também mesclar isso com a coragem que você pode encontrar em um tipo de filme Bourne, Bond ou Missão. O processo colaborativo foi uma experiência de aprendizagem que ocorreu em ambos os sentidos. ”

Cena de Viúva Negra (Reprodução)

De acordo com Baumann, Shortland descobriu como integrar melhor os efeitos visuais no filme e ele descobriu como criar um contexto mais emocional para a ação. Esta junção resultou na destruição da Sala Vermelha: a fortaleza do supervilão Dreykov (Ray Winstone).

“Tudo começou com a arquitetura mais crua de de Charlie Wood, e então olhamos para plataformas de petróleo e equipamentos industriais e os implementamos no design”, acrescentou ele.

De acordo com o produtor, eles se preocuparam que a sala parecesse imponente r para criar este ambiente até eletricidade estática precisou ser utilizada.

“ Brincamos com eletricidade estática e raios durante a descida, com muita cor dentro da fumaça. À medida que os braços se partem, identificamos quais pernas enfatizar e separar por meio de batidas de ação em execução simultaneamente, sabendo onde estávamos na destruição geral, e reaproveitamos as simulações com eficiência”, afirmou o produtor.

A maior parte dos efeitos foi feito de forma digitalizada, o que incluiu as brasas e a fumaça. Além disso,  o ambiente incluía um console de mesa projetado na sala, que era usado pelo vilão para controlar seu “reino”. O console acessava a extensão de sua teia global de Viúvas Negras.

“Houve um equilíbrio entre tentar ter luz nas lentes e feixes de luz viajando da direita para a esquerda e da esquerda para a direita, mas, ao mesmo tempo, não obscurecendo os atores e a ação”, disse Baumann.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›