Versão original de Premonição tinha premissa bem mais perturbadora

A morte teria um plano bem mais pesado para os sobreviventes

Este texto trata de assuntos sensíveis como suicídio, que podem ser gatilhos emocionais para algumas pessoas.

Imagine se a morte, entidade toda poderosa e a grande antagonista dos filmes de Premonição, tivesse limitações e não pudesse usar sua criatividade para matar suas vítimas?

Kristen Cloke é Valerie Lewton em Premonição (Reprodução)
Kristen Cloke é Valerie Lewton em Premonição (Reprodução)

De acordo com Jeffrey Reddick, que criou o conceito do primeiro filme da série e considerado o ‘pai’ da franquia, a ideia foi considerada antes do rascunho final do projeto.

Em uma entrevista concedida ao site Consequence, Jeffrey disse que quem teve a ideia genial de uma morte consciente mexendo os pauzinhos para causar mortes estranhas e acertar as contas, foram os roteiristas do filme, Glen Morgan e James Wong:

“Eu acho que a mudança mais inteligente e a maior que houve do roteiro original que [Glen e James] escreveram foi que inventaram essa ideia de armadilha da morte estilo as máquinas de Rube Goldberg.”

Rube Goldberg foi um artista plástico e cartunista que ficou famoso por fazer desenhos animados com máquinas complicadas e cheias de elementos para fazer as coisas mais simples.

Uma boa forma de visualizar a ideia é o dispositivo que aparece na abertura de Rá-Tim-Bum, programa infantil da TV Cultura dos anos 1990.

Abertura do programa Rá-Tim-Bum (Reprodução)
Abertura do programa Rá-Tim-Bum (Reprodução)

A ideia de uma série de pequenas coisas causarem a morte de alguém é um dos motivos pelos quais a franquia de filmes ficou tão famosa e é tão amada até hoje. Segundo Jeffrey, a premissa dele era bem mais sombria:

“Na minha versão, já que a morte tinha feito merda da primeira vez, ela não podia só matar as pessoas. Ela tinha que explorar os maiores medos delas e fazer com que elas mesmas se matassem.”

Muitas mortes do roteiro original de Premonição foram adaptadas para o novo

No filme, o personagem Todd morre de uma forma que já se assemelha ao suicídio, e na versão original, assim como todos os outros, ele tomaria a decisão por conta própria. “O pai dele chegaria em casa e abriria a garagem e ele estaria lá, enforcado”, revelou.

Chad Donella é Tod Waggner em Premonição (Reprodução)
Chad Donella é Tod Waggner em Premonição (Reprodução)

A morte de Terry, atingida por um ônibus, também foi reaproveitada da premissa inicial. No primeiro rascunho, no entanto, a morte era de Carter, namorado da moça; depois de ela ter se matado, ele se sente culpado e decide acabar com a própria vida também:

“Carter pulava na frente de um metrô e se matava. […] Nesse roteiro ele ainda era um babaca, […] [mas] você via este outro lado dele quando ele estava de luto.”

Premonição, Premonição 2 e 4 estão disponíveis no HBO Max. Já Premonição 3 e 5 podem ser assistidos através do Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›