V de Vingança é baseado em uma história real?

Saiba as inspirações históricas tanto da HQ quanto do filme

V de Vingança está entre os filmes mais populares da cultura pop. Com direção de James McTeigue, o filme de 2005 contou a história de um homem que luta contra um governo autoritário

A inspiração para o filme veio da história em quadrinhos ilustrado por David Lloyd e escrito por Alan Moore. Tanto o filme quanto a HQ acontecem em uma Grã-Bretanha governada por um partido neofascista, supremacista nórdico e totalitário.

Usando uma máscara simbólica de Fawke, V (Hugo Weaving) luta contra esse regime opressor. Nos quadrinhos, ele é mostrado como um anarquista obstinado com sede de vingança.

Porém, no filme, ele é retratado como um anti-herói mais humanizado, principalmente por conta de seus momentos com sua protegida, Evey (Natalie Portman).

A diferença de interesse é os dois é o que trouxe mais apelo ao público, e destacou o conflito ideológico entre fascismo e anarquia.

Com tudo isso, pode se imaginar que o filme e as HQs se baseiam especificamente na Conspiração da Pólvora de 1605, que aconteceu na Grã-Bretanha.

No entanto, nenhuma das duas versões tem relação somente com esse acontecimento histórico, na verdade, Moore se inspirou em vários eventos históricos e partidos políticos anteriores.

Ligações entre eventos históricos e V de Vingança

V de Vingança (Reprodução)
Cena de V de Vingança (Reprodução)

De acordo com o Collider, a Conspiração da Pólvora envolveu a conspiração de um grupo de católicos ingleses para assassinar o rei Jaime I. A revolta foi liderada por Robert Catesby, porém, Guy Fowkes acabou ofuscando o líder.

Os conspiradores depositam grandes quantidades de pólvora sob a Câmara dos Lordes e estavam esperando para detoná-la em 5 de novembro de 1605, dia da abertura do Parlamento e da chegada do rei.

Mas o plano deu errado por causa de um carta anônima enviada para um membro do parlamento no dia 26 de outubro e apresentada ao rei em 4 de novembro.

O prédio passou um exame minucioso, o que levou a Guarda do Rei encontrar Fawkes no porão com os barris de pólvora. Fawkes foi preso, e após dias tortura revelou os nomes dos conspiradores e em seguida foi executado.

A morte de Fawkes inspirou Moore a fazer V aceitar sua morte em vez de se render ao partido Norsefire. V não representa nenhuma visão política particular e, em vez disso, personifica a oposição contra a tirania.

Por sua vez, o partido Norsefire é uma representação de partidos fascistas vistos ao longo da história. Moore se inspirou no nazismo durante o período Entreguerras e a Segunda Guerra Mundial.

Também há paralelos entre o Norsefire de Moore e a fictícia Oceania de George Orwell em 1984, que foi inspirada pelo stalinismo na União Soviética.

Essas inspirações provavelmente foram escolhidas devido à reação de Moore ao governo britânico contemporâneo.

Liderado por Margeret Thatcher, que representava um partido extremamente conservador, o governo da época introduziu políticas econômicas que foram e têm sido frequentemente criticadas por criarem mais desigualdade social.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›