Traidores: O que Superman, Robin e Duas-Caras têm em comum nos quadrinhos do Batman

Batman é um homem que tem seu próprio código moral e isso, muitas vezes, pode levá-lo a entrar em conflito com seus amigos, família e outros heróis.

Como ele é um homem que sempre se esforça para fazer o que é certo, ele tem dificuldades para enxergar que não existe apenas a sua própria versão do que é certo, o que o leva a tomar algumas decisões erradas com consequências que podem ser terríveis não somente para ele, mas também para outros personagens do Universo DC.

Por isso, algumas das traições dos quadrinhos foram tão difíceis para o Homem Morcego.

Superman caça Bruce e os Meta-humanos

Os motivos do Superman podem ter sido bons, mas sua traição a Bruce e a outros heróis em The Dark Knight Returns, de Miller, não pode ser negligenciada.

Superman tomou o partido do governo contra seus próprios amigos, aplicando a ordem que os forçava à clandestinidade ou à aposentadoria.

Quando o governo pediu que o Superman caçasse o Batman, Homem de Aço colocou o governo acima daqueles que ele chamava de amigos e os caçou impiedosamente.

É uma traição à sua missão fundamental, que é a de proteger os oprimidos e não causar danos. É contra tudo o que o Superman já viu como importante.

Duas Caras em Batman The Animated Series (Reprodução)
Duas Caras em Batman The Animated Series (Reprodução)

O Retorno de Duas Caras ao Crime

Batman há muito tempo tenta reabilitar Duas Caras e curá-lo de seus hábitos ruins de vilão. Ele sempre se sentiu responsável pelo colapso mental de Harvey e esperava, de alguma forma, recuperá-lo.

Em Batman: Face the Face, Bruce pensou que desta vez ele tinha conseguido trazer Harvey de volta das trevas, porém, o Duas-Caras era muito forte, muito profundo dentro de Harvey para não sair novamente.

Quando ele se transforma de volta em Duas-Caras, ele parte em uma onda de assassinatos deixando quatro policiais mortos, e Batman tendo que caçá-lo. Batman se culpa pelas mortes dos policiais e pelo retorno das Duas-Caras. Harvey não é tão forte quanto Bruce esperava, não é capaz de canalizar a dor e se afastar da escuridão, não importando todos os esforços que Batman fez por ele.

Jason Todds e Batman nos quadrinhos (Reprodução)
Jason Todds e Batman nos quadrinhos (Reprodução)

Quando Jason Todd Rejeitou o Batman

Jason Todd foi o segundo Robin, supostamente morto pelo Coringa, mas, acontece que Jason não morreu, porém foi encontrado e levado para fora do armazém pouco antes de explodir.

Ele foi revivido, mas sua personalidade mudou; ele se tornou mais furioso, mais brutal e pronto para se voltar contra seu mentor.

Em Batman: Sob o Capuz Vermelho, Jason adota a persona do Capuz Vermelho, culpando Batman por não salvá-lo e ensinar uma visão de mundo sobre a justiça que Jason acredita ser uma mentira.

O ex-Robin se sente traído por seu antigo mentor porque o alto código moral do Cavaleiro das Trevas não o impediu de ser morto ou de permitir que o Coringa continuasse seu reinado de terror.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›