Titãs continua a negligenciar o Mutano em sua trama

Embora a terceira temporada de Titãs tenha consertado muitos dos maiores erros que afetaram suas duas primeiras temporadas, a série ainda está falhando com Gar Logan (Ryan Potter) e seu alter-ego como Mutano.

Embora Gar tenha desempenhado um papel crucial em vários enredos que giram em torno de outros personagens, Mutano ainda não conseguiu um enredo completo próprio.

Isso se torna um problema quando aspectos do personagem são deixados sem solução por muito tempo.

Logan aparece logo no primeiro episódio da primeira temporada de Titãs, onde uma cena final mostra sua habilidade de se transformar em um tigre verde.

O episódio 4, Doom Patrol, finalmente explora a história de fundo do Mutano e esclarece que, neste ponto, a única criatura em que ele pode se transformar é um tigre.

Enquanto o episódio desenvolve mais o personagem e fornece seu pano de fundo, ele também funciona para apresentar os personagens e atores que apareceriam na série spin-off Patrulha do Destino antes de ser decidido que Mutano deveria se juntar a Dick Grayson (Brenton Thwaites), Rachel Roth (Teagan Croft) e Kory Anders (Anna Diop) em sua missão.

A provisão da história de origem do Mutano na temporada 1, episódio 4 é uma das histórias mais completas que o personagem recebeu.

Gar é repetidamente mostrado com uma figura que quer ajudar as pessoas mas também é uma figura coadjuvante em muitas das histórias de outros personagens.

No entanto, Titãs falha por não fornecer uma grande história para Mutano que possa abordar algumas das coisas que a série o fez passar.

Titãs traumatizou Gar repetidamente

De muitas maneiras, Titãs é um programa sobre traumas com os personagens principais, todos tendo eventos sombrios de seu passado para superar. Isso é reforçado logo no começo da terceira temporada através do vilão Espantalho que trabalha com medo e trauma. Embora as experiências traumáticas dos personagens principais tenham sido exploradas, até mesmo com Rapina e Columba recebendo episódios dedicados a explorar a escuridão em seus passados, o próprio trauma do Mutano é continuamente ignorado.

Isso é significativamente piorado pela quantidade de traumas que os Titãs infligem ao personagem repetidas vezes. A história de origem do Mutano inclui ser efetivamente um experimento de laboratório do Dr. Niles Caulder da Patrulha do Destino. Depois de entrar para a equipe, Trigon faz com que seus amigos se voltem contra ele e o espancem até a beira da morte, a ponto de ele se transformar inconscientemente em uma cobra para ser capaz de reconstituir seu corpo o suficiente para sobreviver.

Depois de ser sequestrado e torturado por cientistas, Mutano (notoriamente um vegano) perde o controle e mata e espanca um dos cientistas, deixando sangue escorrendo pelo seu rosto.

Finalmente, no final da 2ª temporada, ele é hipnotizado para matar civis aleatórios em um café e depois em um parque de diversões. Todos esses eventos teriam um dano psicológico duradouro para Mutano, e embora haja momentos em que Gar traz à tona seu horror com as coisas que foram feitas a ele, as temporadas 1 e 2 dos Titãs nunca exploram isso ou dão a ele a chance de se curar .

Titãs não consegue explorar os poderes do Mutano

Mutano em Titãs (Reprodução / HBO Max)
Mutano em Titãs (Reprodução / HBO Max)

Nos quadrinhos e adaptações anteriores, os poderes do Mutano eram extensos, permitindo que o personagem se transformasse em quase qualquer animal. Um truque favorito dele nos desenhos animados é frequentemente se transformar em uma criatura voadora, superar seus inimigos e então se transformar em um animal muito maior para cair sobre seus inimigos, esmagando-os no processo.

Embora isso possa não ser viável para Titãs devido a uma combinação de ser muito cartoonista para a visão sombria do material de origem e as restrições de orçamento do CGI, o resultado tem prejudicado os poderes do Mutano.

Depois que ele se transforma em uma cobra no início da temporada 2, o assunto nunca é falado novamente durante toda a temporada, não deixando claro se ele sabe que fez a transformação e pode se transformar em animais que não seja o Tigre.

Enquanto o primeiro episódio da 3ª temporada o provocou explorando suas habilidades ainda mais para que ele pudesse receber mais atenção como um super-herói, outros cinco episódios se passaram sem mais comentários, e ele nunca é mostrado falando com outro Titã sobre seus poderes.

Em contraste, os poderes da Estelar foram bem documentados, as habilidades da Ravena são um grande ponto de interesse para as duas primeiras temporadas do programa e os poderes de Donna Troy já estão bem estabelecidos por sua conexão com a Mulher-Maravilha

A rede apoio dos Titãs o ignora

Enquanto Mutano está sempre ansioso para ajudar o resto da equipe com suas missões e problemas, o mesmo não parece servir para ele. Ele trabalha consistentemente com Ravena para tentar ajudá-la a controlar seus poderes, é manipulado por Jason Todd (Curran Walters) para perseguir o Doutor Luz e Exterminador sozinho, mesmo quando ele pensa consistentemente que é uma má ideia e fornece conselho para Dick quando ele pode. No entanto, suas próprias necessidades de ajuda são regularmente ignoradas.

Depois do episódio brutal no laboratório, ele fica claramente abalado, no entanto, os espectadores nunca são mostrados a qualquer membro da equipe tentando oferecer-lhe apoio.

Dick Grayson repetidamente descarta suas preocupações, e a parte da equipe da qual é mais próximo, Ravena deixa a equipe em busca de sua própria missão quando ele foi recentemente traumatizado no final da 2ª temporada sem nunca discutir o assunto com ele.

Além disso, Gar é regularmente usado como saco de pancadas dos Titãs, mas em sua sangrenta sequência desses eventos, parece que Ravena sempre se esquece de que tem poderes de cura que podem ajudá-lo.

Cena de Titãs (Reprodução / HBO Max)
Cena de Titãs (Reprodução / HBO Max)

Titãs aborda o trauma do Superboy

Para adicionar insulto à injúria, a 3ª temporada de Titãs mostrou que eles sabem como lidar com eventos traumáticos para personagens sem chamar a atenção dos enredos maiores da série.

Na temporada 3, episódio 3, “Hank e Dove”, Superboy tenta construir um dispositivo que salvará a vida de Hank, mas chega tarde demais, em vez de ser pego na explosão que causou a morte de Hank.

Mutano é rápido em garantir a Connor que não foi culpa dele e que ele fez tudo o que podia, mas o Superboy está claramente perturbado pelo evento e teme que ele seja mais como Lex Luthor do que Superman.

Apenas três episódios depois, Titãs aborda o suposto fracasso de Superboy, mas colocando-o em uma posição semelhante quando um personagem menor é submetido à mesma bomba que matou Hank.

Superboy é capaz de fazer rapidamente um dispositivo para desarmar a bomba e salvar a mulher com sucesso, deixando claro que seu esforço anterior não foi em vão e ajudando-o a superar alguns de seus sentimentos de fracasso.

Embora a morte de Hank provavelmente ainda assombre o personagem, com algumas teorias sugerindo que os Titãs podem ver um enredo sombrio do Superboy, Titãs pelo menos reconheceu o trauma do personagem e deu-lhe espaço para seguir em frente.

Titãs conseguiu melhorar muitos de seus erros das temporadas anteriores, mas ainda parece falhar com o Mutano.

Gar é talvez um dos personagens mais trágicos por seu amor em ajudar os outros, mas incapacidade de encontrar o apoio de sua própria equipe.

A série já parecia que às vezes esquecia membros do elenco ou enredos por um longo tempo, e para continuar a melhorar como uma série, Titãs precisam dar ao Mutano algum encerramento de seus eventos traumáticos do passado por meio de um enredo que mostre a verdadeira compaixão.

Fonte: Screen Rant

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›