Titanic | Comprovado que o navio não quebrou como no clímax do filme

Apesar da tentativa de retratar o mais precisamente possível o naufrágio do Titanic, James Cameron errou em sua teoria. Isso foi o que novos pesquisadores que investigam o naufrágio revelaram. No fim das contas, estudos mais recentes apontam que a forma como o Titanic se partiu no filme não seria possível na vida real.

A clássica versão do Titanic, criada por James Cameron e lançada em 1997, é um dos filme mais icônicos da história do cinema. Contudo, mesmo em obras renomadas é possível que se cometam erros no desenvolvimento do roteiro.

Essas falhas, principalmente em filmes baseados em histórias reais, estão quase sempre ligadas à fidelidade na representação dos eventos ocorridos. E foi nesse quesito que Cameron acabou errando.

Como o Titanic quebrou

Titanic
Titanic partiu-se ao meio. (Reprodução)

No clímax do filme, o transatlântico está afundando em um ângulo de 45 graus. Enquanto os passageiros lutavam para se segurar no convés, o navio começa a se dividir ao meio. Isso faz com que a parte superior despenque na água em um ângulo de 90 graus.

Porém, novas recriações do acidente com peças recuperadas do fundo do oceano mostram que a quebra do Titanic ao meio aconteceu com uma angulação bem menor, algo por entre 11 e 23 graus.

O estrago causado pela colisão com o iceberg fez com que uma metade do navio se enchesse de água, puxando-a para baixo e erguendo a outra parte. Quando o convés se partiu, o Titanic quebrou ao meio e afundou sob as ondas.

A velocidade com que afundou também foi exageradamente dramatizada no filme, segundo alguns especialistas. A probabilidade é que a embarcação tenha afundado rapidamente, devido ao peso da água que o encheu.

Evidências e especulações

Depois que os destroços do navio foram descobertos, em 1985, Cameron fez várias viagens ao local, com o objetivo de descobrir os segredos de um dos naufrágios mais conhecidos da história. O cineasta usou relatos de testemunhas oculares e vidências dos destroços para criar o enredo do filme tal qual o conhecemos.

Acontece que até os próprios investigadores erraram enquanto tentavam deduzir a forma como tudo aconteceu. Muitos deles acreditavam que o Titanic havia afundado inteiro, por exemplo. Apenas após a descoberta dos destroços que foi confirmado que o navio se partiu em dois.

Mesmo assim, não é possível ter certeza se ele de fato quebrou ou se a partes encontradas foram devido a alguma explosão ou incêndio. No fim das contas, é possível que nunca saibamos como exatamente aconteceu o naufrágio do Titanic naquele fatídico dia.

A única coisa evidente é que James Cameron fez o possível para tornar o a obra cinematográfica o mais precisa possível.

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›