Stan Lee odiou a primeira vez que o Homem-Aranha se uniu aos Vingadores

Quando se fala em histórias em quadrinhos, principalmente que envolvem super heróis, Stan Lee é um dos primeiros nomes que surge. Por isso, o editor e escritor da Marvel se preocupava com o que os fãs viriam em suas HQs.

E ele sentiu que os leitores estavam sendo enganados quando aconteceu o primeiro encontro entre o Homem-Aranha e os Vingadores, e fez de tudo para mudar isso.

A história em quadrinhos em questão é Avengers # 11, de 1964, de Lee e do artista Don Heck. Na época, a Marvel Comics era escrita usando o ‘Método Marvel’, que dava aos artistas uma liberdade criativa sem precedentes na montagem do enredo de uma história em quadrinhos.

Efetivamente, os artistas e escritores colaboravam no esboço do enredo, os artistas então desenhavam as páginas, com os escritores entrando em seguida para adicionar diálogo e narração.

O Método Marvel favoreceu o instinto artístico e a colaboração do criador em vez do roteiro mais rígido de concorrentes como a DC, mas isso não significava que os escritores estavam sempre felizes com o resultado.

Avengers #11 (Reprodução / Marvel Comics)
Avengers #11 (Reprodução / Marvel Comics)

Segundo o Screen Rant, Stan Lee usou a página de cartas de Vingadores # 11 para informar aos fãs que ele não gostou tanto do enredo original da história em quadrinhos que ele interveio para mudá-lo.

Embora Lee sempre tenha sido o escritor do problema, está implícito que, nesta ocasião, o Método Marvel não funcionou, e a narrativa pretendida de Heck não obteve a aprovação de Lee.

A edição mostra os Vingadores lutando contra um robô enviado por Kang, construído para imitar o novo super-herói Homem-Aranha e pegá-los desprevenidos.

É uma história divertida, mas Lee não aprovou o fato de os fãs esperarem o Homem-Aranha e então apresentá-los com uma farsa e, como escritor e editor do quadrinho, decidiu que o verdadeiro Peter Parker deveria aparecer para desativar seu sósia mecânico.

A história que os fãs realmente conseguiram ler mostra o verdadeiro Homem-Aranha aparecer nas páginas finais para salvar os Vingadores, com o Capitão América testemunhando a batalha.

Embora os dois não compartilhem nenhuma palavra, a edição serve como a primeira vez que os Vingadores encontram o Homem-Aranha, mas o editorial curto de Lee explica que não foi assim que a trama originalmente terminou. Lee escreveu:

“Depois que começamos a desenhar a história dos Vingadores-Aranha que você acabou de terminar, temos a sensação de que alguns de vocês podem se sentir enganados, porque não era o verdadeiro Homem-Aranha com quem os Vingadores estavam lutando! Então, largamos tudo e mudamos o final até que saísse do jeito que aparece na revista … Nunca queremos que você pense que estamos tentando enganá-lo ou colocar algo em cima de você…”

Embora Lee use “nós” para indicar uma decisão da equipe, o conhecimento básico do Método Marvel usado na época implica que ele finalmente discordou da decisão de Heck de não incluir o Homem-Aranha real, intervindo para ajustar a narrativa para que os leitores não sentir-se enganado.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›