Shang-Chi | Presidente da Marvel pede que fãs assistam antes de julgar

Em entrevista dada recentemente, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, falou sobre as preocupações mais urgentes dos fã chineses sobre o próximo filme, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

Feige fez uma entrevista exclusiva com o renomado crítico de cinema chinês, Raymond Zhou.

Na ocasião, o crítico pontuou qual é a maior queixa sobre o filme até agora. Shang-Chi ainda não tem data de lançamento da China e não está certo de realmente será aprovado oficialmente pelo governo do país, passando nos quesitos de censura.

O sucesso anterior de outras franquias provam que conseguir vencer esse obstáculo é a chave para o faturamento global da produção. 

Em uma de suas últimas viagens internacionais, antes da pandemia do Covid-19, Feige foi a Xangai, em 2019, para um evento promocional de Vingadores: Ultimato.

Segundo Zhou, foi “um dos maiores eventos de fãs de MCU que já estive”.

O filme estreou primeiro na China e arrecadou US$ 629 milhões no país, dando a ele a posição de filme estrangeiro com a maior bilheteria de todos os tempos. 

A Marvel claramente espera que o primeiro super-herói asiático da franquia tenha o mesmo apelo de bilheteria, apesar das preocupações locais que se formaram desde que o projeto foi anunciado pela primeira vez.

Muitos espectadores afirmam que qualquer filme baseado em quadrinhos apresentando o personagem arquetipicamente estereotipado Fu Manchu – que é o pai de Shang-Chi – acabará sendo uma representação racista. 

Feige, no entanto, argumentou que o personagem não está no filme “de nenhuma maneira” e não é um personagem da Marvel. Ele enfatizou e reiterou isso várias vezes:

“[Fu Manchu] não é um personagem que possuímos e nunca desejamos ter. Foi mudado nos quadrinhos já muitos, muitos anos atrás. Nunca tivemos intenção de [tê-lo] neste filme”. disse ele. E depois voltar a dizer: “Definitivamente, Fu Manchu não está neste filme, não é o pai de Shang-Chi e, novamente, nem mesmo é um personagem da Marvel, e não tem sido por décadas”.

Um outra preocupação diz respeito ao fato de que, no quadrinho, o personagem é retratado como abandonando suas raízes chinesas para abraçar o Ocidente, chegando a matar o pai por isso. Feige também respondeu a isso:

“Esse certamente é um dos elementos que mudamos”, assegurou. O executivo pediu aos espectadores que assistissem ao filme antes de fazer julgamentos.

A recepção da entrevista pelo público chinês foi dividida. Enquanto alguns se sentiram tranquilos para assistir ao filme, outros acharam que Feige só se posicionou agora por estar preocupado com um boicote do filme pelos fãs.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›