Ryan Coogler recusa convite para se tornar membro da Academia do Oscar

Ryan Coogler, diretor de sucessos como Fruitvale Station: A Última Parada (2013), Creed: Nascido para Lutar (2015), Creed II (2018) e Pantera Negra (2018), viu algumas de suas produções receberem várias indicações ao Oscar.

Sylvester Stallone concorreu à Melhor Ator Coadjuvante por Creed, enquanto Pantera Negra recebeu seis indicações – incluindo Melhor Filme, e três vitórias para Melhor Desenho de Produção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino.

Apesar de todo o carinho e encanto pela Academia, Coogler não tem interesse em se tornar um membro. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o cineasta disse que recusou uma oferta para ingressar na Academia de Artes e Ciências Cinema-tográficas, a AMPAS (em inglês, Academy of Motion Picture Arts and Sciences).

“Eu não acredito nisso contra aquilo, ou ‘este filme não foi bom o suficiente para entrar na lista’. Eu amo filmes. Para mim, todos são bons o suficiente. Se vou fazer parte de organizações, eles serão sindicatos, onde estamos descobrindo como cuidar da família e do seguro saúde uns dos outros. Mas eu sei que essas coisas trazem exposição. ”

Coogler recusou o convite para ingressar na Academia em 2016, um ano após o sucesso de crítica e bilheteria de Creed. O cineasta foi convidado a participar de uma turma que incluía o protagonista do longa, Michael B. Jordan.

Embora os filmes de Coogler tenham recebido várias indicações ao Oscar, somente em 2021 ele alcançou sua primeira corrida ao prêmio, ao ser indicado na categoria de Melhor Filme como produtor em Judas e o Messias Negro.

O cineasta foi indicado ao lado dos produtores Charles King e Shaka King. A indicação de Melhor Filme marca a primeira vez na história do Oscar que uma equipe de produtores totalmente negra está competindo pelo prêmio principal.

“Por que demorou 93 anos para que três produtores negros fossem indicados ao Oscar? É porque não havia três negros dispostos a produzir filmes? Provavelmente não. Foi porque não tínhamos acesso ao tipo de capital para fazer um grande e abrangente filme de estúdio? Talvez um pouco. Foi porque fizemos essas coisas e eles não reconheceram? Talvez um pouco. ”

Judas e o Messias Negro recebeu um total de cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Ator Coadjuvante por Lakeith Stanfield. Vale lembrar que o próximo filme de Coogler será a sequência da Marvel, Pantera Negra II.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›