Pai de diretor de Riverdale é preso por conspiração e elenco desabafa

O elenco de Riverdale da The CW está mostrando amor e apoio ao criador da série e produtor executivo Roberto Aguirre-Sacasa em meio à notícia de que seu pai, Francisco Aguirre-Sacasa, 77, foi condenado na Nicarágua por traição e conspiração.

A notícia foi divulgada pelo site Deadline, depois de dois meses de busca da família por respostas sobre o paradeiro do patriarca da família Aguirre-Sacasa.

“Meu nome é KJ Apa e nós estamos no set de Riverdale”, disse a estrela da série, que interpreta Archie Andrews, no vídeo abaixo.

“Com o passar dos anos, todos nós que participamos desse programa nos tornamos uma família”.

Casey Cott acrescenta: “E agora, alguém da nossa família precisa da sua ajuda”.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Em uma entrevista Roberto e sua irmã Georgiana falaram no início de agosto sobre as críticas francas de seu pai ao regime do país centro-americano liderado pelo presidente Daniel Ortega, que pode ter levado à sua captura.

Desde então, o governo confirmou oficialmente as acusações pelas quais Francisco foi preso, sua localização, e permitiu que sua esposa Maria o visitasse por 10 minutos. Roberto ao Deadline:

“A boa notícia é que minha mãe finalmente teve contato com meu pai, depois de mais de um mês. Ela teve permissão para vê-lo brevemente na semana passada no presídio federal El Chipote, em Manágua. A má notícia é que dois dias depois daquela visita, meu pai foi oficialmente acusado – por traição e conspiração, que são acusações completamente falsas. Outros presos políticos também foram acusados ​​de vários crimes inventados. Isso significa que meu pai não está mais ‘sob investigação por 90 dias’, como antes, e agora pode ser preso indefinidamente”.

A matriarca da família Aguirre-Sacasa tentou várias vezes fornecer à prisão os medicamentos de que seu marido depende. Ela foi rejeitada várias vezes ou os itens foram aceitos, mas nunca chegaram a Francisco. Roberto acrescentou:

“Minha mãe ficou muito abalada depois do encontro. Ele havia perdido peso e parecia sombrio e confuso. Ele está muito isolado e não tem ideia do que está acontecendo no mundo exterior ou com seu caso. Ninguém está dizendo nada a ele. Ele disse a ela para parar de tentar enviar-lhe comida, água e remédios porque as coisas não estão afetando ele”.

Logo após a confirmação da condenação, a família continua implacável na luta pela liberdade de seu pai e de outras prisões políticas que enfrentam um destino semelhante. Ele continuou:

“Estamos absolutamente esperançosos, mas é difícil. Entramos em contato com alguns outros membros da família de pessoas que foram presas e comparamos as anotações. Algumas coisas que continuamos ouvindo são que está congelando nas células à noite. Que a prisão está infestada de mosquitos e as luzes das celas são mantidas 24 horas por dia, 7 dias por semana para desorientar os presos. Que eles não têm permissão para fazer exercícios ou mesmo andar no pátio da prisão”.

“Quanto aos próximos passos, vamos continuar fazendo o que temos feito – espalhar a palavra sobre meu pai e os outros prisioneiros. Tentar aumentar a conscientização sobre as violações dos direitos humanos que acontecem diariamente na Nicarágua. Nesse ínterim, meu pai tem uma audiência privada chegando na frente de um juiz, então veremos o que acontece nisso”.

Roberto disse que ficou “completamente pasmo” com o gesto de seu elenco dedicado, que está usando suas plataformas sociais para ajudar a aumentar a conscientização.

Nesta conjuntura, ele permanece firme em fazer com que a história de seu pai seja ouvida por tantas pessoas ao redor do mundo e em pressionar o regime de Ortega / Murillo nos próximos meses antes das eleições.

“Continuaremos lutando e nos manifestando contra as injustiças que acontecem com nosso pai e com os outros presos. Para ajudar, compartilhe nossa história e a deles. Compartilhe o vídeo e marque #FreeFrancisco e #SOSNicaragua. E se você orar, mantenha os prisioneiros em suas orações”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›