Quão diferente é o filme Jurassic Park ao livro?

A franquia Jurassic Park começou em 1993 com o filme dirigido por Steven Spielberg. Ele foi um sucesso tanto de crítica quanto de bilheteria, marcando um momento importante na história dos efeitos especiais.

Jurassic Park teve duas sequências antes de ser reiniciado em 2015 como Jurassic World, que mostrou um parque de dinossauros funcional. Agora, a Universal Pictures está produzindo o quarto filme da franquia Jurassic World.

O filme original de Steve Spielberg foi baseado no livro Michael Crichton, mas quais as principais diferenças entre a história do filme e a história do livro?

Dinossauros escapam do parque logo no começo do livro

Cena de O Mundo Perdido - Jurassic Park (Reprodução / Univesal)
Cena de O Mundo Perdido – Jurassic Park (Reprodução / Univesal)

Até os eventos de Jurassic World: Reino Ameaçado, os dinossauros estavam confinados em duas ilhas na Costa Rica: Ilha Nublar e Ilha Sorna. No entanto, no livro, alguns dinossauros escapam para o continente em navios de abastecimento antes dos eventos principais (via Collider).

Um grupo de Procompsognathus ataca uma pessoa em uma praia, similar a uma cena de O Mundo Perdido: Jurassic Park, mas desta vez ocorre no continente. Outro incidente envolve jovens Velociraptores clandestinos em um navio de abastecimento, que são mortos pela tripulação antes de chegar ao continente.

No entanto, o epílogo revela que algumas raptores agora habitam a Costa Rica, sem que ninguém saiba sua localização exata. Além disso, no final do livro, a Ilha Nublar é bombardeada pelo governo, matando todos os dinossauros do local.

Mudanças nos personagens

Tim (Josephs Mazzello) e Lex (Ariana Richards) com olhares assustados em cena de Jurassic Park (Reprodução / Universal Pictures)
Tim (Josephs Mazzello) e Lex (Ariana Richards) em cena de Jurassic Park (Reprodução / Universal Pictures)

O elenco de Jurassic Park desempenha papéis diferentes no filme em comparação com o livro. Por exemplo, no livro, Lex é a irmã mais nova, enquanto no filme é a irmã mais velha.

Ellie Sattler e Alan Grant têm uma relação estritamente profissional no livro, ao contrário do subtexto romântico no filme. Dr. Henry Wu tem um papel maior no livro e é morto, ao contrário do filme, onde ele sobrevive.

Robert Muldoon sobrevive no livro, mas morre no filme. Ian Malcolm é morto no livro, mas retorna para O Mundo Perdido: Jurassic Park.

Donald Gennaro, que é devorado pelo T. Rex no filme, sobrevive no livro e se torna um protagonista. Enquanto um personagem chamado Ed Regis, ausente no filme, é retratado como o covarde ganancioso. Spielberg fundiu os papéis desses personagens no filme.

A maior diferença está em John Hammond

Richard Attenborough como Jon Hammond em cena de Jurassic Park (Reprodução)
Richard Attenborough como Jon Hammond em cena de Jurassic Park (Reprodução)

No filme Jurassic Park, John Hammond é retratado como um bilionário encantador com boas intenções, mas ingênuo sobre os perigos do parque de dinossauros que ele cria. Ele se preocupa com todos, especialmente seus netos, e eventualmente concorda em desistir do parque.

No entanto, no livro, Hammond é retratado como um homem mau e imprudente, cego por seus próprios interesses financeiros, ignorando os perigos e as mortes causadas pelo parque.

Sua morte no livro é vista como uma correção cármica. As diferenças entre as representações de Hammond no livro e no filme refletem nas implicações morais e na avaliação das consequências do parque.

Além disso, as mortes no livro teriam resultado em uma classificação adulta para o filme se fossem fielmente reproduzidas fielmente.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›